Eventos ULBRA, IX Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
LIGA DO TRAUMA DA ULBRA: EDUCAÇÃO ACADÊMICA E PROJETOS COMUNITÁRIOS
Victor Schumacher Freire, Rogerio Fett Schneider, Marianna Ifarraguirre Mello, Guilherme Lucas Rodrigues da Cruz, Kathrine Meier, Amanda Della Giustina, Arthur Giacomelli Vivian, Joao Antonio menezes Ribeiro, Monica de campos Rodrigues, Juliana Mette Ongaratto, Jessica Bianchi, Tuany Di Domenico, Mariana de Souza Massetti, Natallia Boff De Oliveira

Última alteração: 25-09-2017

Resumo


Introdução

A Liga do Trauma da ULBRA foi fundada em 2001 pelos acadêmicos da Medicina da Universidade Luterana do Brasil sob orientação do Professor Rogério Fett Schneider. Desde então, a Liga promove aulas teóricas e práticas para seus membros com o objetivo de complementar o ensino em trauma e desenvolver habilidades de liderança, organização, responsabilidade, resolução de problemas e de trabalho em equipe.

Palavras chave: Trauma, Liga de Trauma, Ensino em Trauma

Descrever os aspectos operacionais da liga do Trauma da ULBRA

Metodologia

A Liga do Trauma possui atualmente 16 membros, organizados em grupos, que executam diversos projetos relacionados à educação em trauma. Os membros se reúnem no mínimo uma vez ao mês para discutir sobre temas previamente estabelecidos, geralmente um capítulo de livro ou artigos científicos, e para realizar treinamento prático de condutas fundamentais na emergência médica.

Resultados

Em relação a projetos fixos, temos em atividade: Samuzinho, Salvando Vidas e Internos da Cirurgia do Trauma. Além disso, contamos com três novos projetos que serão iniciados ainda este ano, intitulados P.A.R.T.Y., Internos da Radiologia e C.A.P.E. Ademais, são ministradas palestras e cursos por professores convidados e ligantes em ambiente acadêmico e comunitário, como em postos de saúde e colégios, com o objetivo de levar  informações a diferentes públicos com o intuito de treina-los reconecer e saber agir corretamente diante a situações de emergência.

Consireções Finais

Com o trabalho desenvolvido pela Liga do Trauma, observamos nos ligantes além do aprimoramento do conhecimento em trauma, notória segurança e preparo ao enfrentar situações que exigem raciocínio rápido e intervenção imediata, condutas que muitas vezes são salvadoras de vida.


Texto completo: RESUMO