Eventos ULBRA, XII SALÃO DE EXTENSÃO

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O PAPEL DAS LIGAS ACADÊMICAS NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ACADÊMICO DA ÁREA DA SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Luiza Gabriela Costa, Giseli Costella, Lívia Fogaça Capuano, Lucimara dos Santos, Sofia Visioli Melo, Tatiana Casaburi Smiderle, Míria Elisabete Bairros de Camargo, Maria Renita Burg, Mariana Brandalise

Última alteração: 12-11-2020

Resumo


PALAVRAS-CHAVE: liga acadêmica, interdisciplinar, formação profissional, educação em saúde.

INTRODUÇÃO: As ligas acadêmicas são grupos, em que os discentes podem colocar em prática atividades que se baseiam no tripé ensino, pesquisa e extensão das universidades. A primeira liga acadêmica do Brasil surgiu em 1920, na USP, faculdade de São Paulo, para o combate a sífilis1. Nos anos 90, sob influência da constituição de 1988, as ligas estudantis popularizaram-se, complementando a formação dos estudantes1. A Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASC) iniciou suas atividades, no segundo semestre de 2017, com o intuito de integrar alunos de diferentes cursos da área da saúde para ampliar o conhecimento técnico e humano dos acadêmicos e principalmente, o desenvolvimento do trabalho em equipe interprofissional. OBJETIVOS: Relatar como as vivências proporcionadas por uma liga acadêmica podem contribuir para a formação profissional dos acadêmicos e beneficiar a comunidade por meio de ações de educação e promoção de saúde. METODOLOGIA: Relato de experiência com base nas vivências dos ligantes durante o período de 2017 a 2020. DISCUSSÃO : A interdisciplinaridade e o trabalho em equipe são fundamentais na área da saúde, já que seu objeto de estudo, o ser humano, é complexo e merece um olhar global e integrado. Além disso, o trabalho em equipe auxilia na ampliação do conhecimento dos profissionais que trabalham na área da saúde. Neste contexto, a LASC é constituída por alunos de diversos cursos como medicina, enfermagem e serviço social com o intuito de sair de um modelo individualizado para um modelo mais dinâmico e integrativo. O trabalho em equipe é interessante para que o aluno aprenda a trabalhar com outras pessoas que possuem ideias, conhecimentos, análises e percepções diferentes das situações e ensina a escutar e respeitar opiniões diferentes. A LASC auxilia no aprofundamento do conhecimento, a partir de discussões de casos que vão além da sala de aula, estimula a produção científica e, como consequência, aprofundamento no estudo de diversos assuntos relacionados à saúde. Nesse contexto, as ligas incentivam a pesquisa e a ciência e isso é importante pelo fato de que no Brasil, algumas das áreas da saúde, não desenvolvem estudos científicos. As ligas também fazem palestras, seminários e encontros sobre os mais variados tipos de assuntos, com o objetivo de divulgar e ampliar o conhecimento para quem busca mais informação. CONCLUSÃO: As ligas acadêmicas têm papel fundamental na promoção de conhecimento de forma inovadora. A LASC, promove a interdisciplinaridade, a

integração e a proatividade dos estudantes universitários das mais variadas áreas, isso é fundamental na formação dos profissionais da área da saúde diferenciados, uma vez que, com as trocas de experiências há a ampliação de conhecimentos além do curso de formação. Logo, há a possibilidade de se pensar na saúde sobre outra ótica, ou seja, a LASC, com o trabalho em equipe, ensina os estudantes da graduação que todos que compõem a área da saúde, são importantes para o funcionamento do SUS.

REFERÊNCIAS

1BOTELHO, Nara Macedo. Ligas Acadêmicas Artigo de Revisão. Revista Paraense de Medicina; Volume 27; Dezembro de 2013;

Autora Principal: Lívia Fogaça Capuano capuanolivia@gmail.com.


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