Eventos ULBRA, XII SALÃO DE EXTENSÃO

Tamanho da fonte: 
SERVIÇO DE ATENDIMENTO AOS PORTADORES DE HANSENÍASE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Luiza Gabriela Costa, Steffanie Bazilewicz, Míria Elisabete Bairros de Camargo, Maria Renita Burg, Lívia Fogaça Capuano, Carolina dos Santos de Quadros, Jéssica Ortolan da Rosa, Natália Elesbão Friedrich, Juliana Gabriele Moraes Linhares, Mariana Brandalise

Última alteração: 12-11-2020

Resumo


INTRODUÇÃO: O Ambulatório de Dermatologia Sanitária de Porto Alegre/RS,iniciou suas atividades na década de 20 e integra a rede de serviço público estadual.É um serviço ambulatorial que conta com equipe multiprofissional e atendepacientes com HIV/Aids, DST, diversas patologias dermatológicas, além de serreferência especializada estadual em diagnóstico e tratamento de hanseníase. Ahanseníase, é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória einvestigação obrigatória em todo território nacional 1 . Desde 2010, a meta deprevalência da doença é ter menos de um caso por cada 10.000 habitantes a qual jádeveria ter sido alcançada em todos os municípios do País 2 . OBJETIVO. Conhecer aestrutura e o funcionamento do Serviço Estadual de Referência para usuários dehanseníase de Porto Alegre e analisar indicadores de saúde referentes ahanseníase. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de alunos docurso de Enfermagem e integrantes da Liga de Saúde Coletiva-LASC através devisita ao Ambulatório de Dermatologia Sanitária de Porto Alegre e análise osindicadores de saúde referente a hanseníase no período 2014 e 2018.RESULTADOS: Durante o 2014-2018 o número de novos casos no Brasil teve umaredução de 26%, mas mantem-se maior prevalência em mulheres na faixa etária de10 a 14 anos (49,7) e homens entre 70 a 79 anos (60,7%), população branca(71,4%) e negra (6,4%) 2 . No Serviço estudado, os atendimentos que predominamsão em adultos entre 40 e 50 anos e idosos de ambos os sexos e atualmente há 30usuários em tratamentos ativos e em torno de 60 pós tratamento hanseníase. Nesteperíodo de pandemia ocorreu redução de atendimentos. A equipe que compõe oserviço para Hanseníase são: médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, bioquímico etécnico de enfermagem e conforme necessidade de psicólogo e assistente social.São realizadas avaliações de incapacidade física, tratamento padrão e alternativopara hanseníase, avaliação de contatos, curativos e acompanhamento póstratamento. CONCLUSÃO: O trabalho permitiu compreender a temática daassistência prestada pelo ambulatório de dermatologia aos pacientes comhanseníase, bem como o conhecimento sobre a estrutura e equipe multiprofissional,agregando muito na formação profissional.Descritores: Ambulatório de Dermatologia Sanitária, Hanseníase, Indicadores dahanseníase.

Referências:

1 Hanseníase: o que é, causas, sinais e sintomas, tratamento, diagnóstico eprevenção Ministério da Saúde. Disponível em: <https://saude.gov.br/saude-de-a-z/hanseniase>. Acesso em: 01 jul. 2020.

2 Boletim epidemiológico de hanseníase 2020.Secretaria de Vigilância emSaúde/Ministério da Saúde. Disponível em:< https://www.saude.gov.br/images/pdf/2020/May/22/boletim-hanseniase-2020-web.pdf >. Acesso em: 01 jul. 2020.

3 Plano Nacional de Eliminação da Hanseníase em nível municipal 2006-2010.Disponível em: < http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/hanseniase_plano.pdf >.Acesso em: 01 jul. 2020.


Texto completo: POSTER