Eventos ULBRA, XII SALÃO DE EXTENSÃO

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AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE SOBRE VACINAS FEITA PELOS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM, DA ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE CANOAS
Douglas Vieira da Silva, Jonas Jonas Hantt Corrêa Lima, Matteus Matteus Guerra, Scheila Scheila Beatris Kochann, Adriana Adriana Caetano Veloso, Maria Maria Isabel Martins

Última alteração: 12-11-2020

Resumo


Introdução: A Educação Permanente em Saúde (EPS), como uma estratégia transformadora das práticas de saúde colabora para romper com o paradigma tradicional que orienta os processos de formação dos trabalhadores da saúde.1 A equipe de Vacinas do PET- Interprofissionalidade buscou  intensificar as capacitações educacionais para os técnicos de enfermagem atuantes em sala de vacina os quais contam com a presença ativa do enfermeiro na organização e supervisão desse setor, visto que a prática de administração não deve ser realizada de forma mecanizada, tecnicista e automatizada, por entender que cada usuário apresenta individualidade e peculiaridades que os fazem seres únicos.2Objetivo: A presente pesquisa busca (descrever ou relatar, ou apresentar) as contribuições  dos técnicos de enfermagem que trabalham nas salas de vacina da atenção básica do município de Canoas, sobre a avaliação da educação permanente referente a vacinas. Metodologia: Trata-se de pesquisa de campo qualitativa realizada durante programa de educação permanente ministrada no campus Ulbra Canoas pelos membros do grupo PET-saúde vacinas. Foi elaborado um instrumento com duas perguntas com respostas dissertativas para serem respondidas pelos 154 técnicos de enfermagem que participaram da educação permanente. As perguntas foram respondidas individualmente, entre outubro e novembro de 2019. Neste contexto, os questionamentos aplicados abordaram as seguintes questões: 1. Como você avalia a educação permanente realiza? 2. Dê sugestões para a melhoria da educação permanente. Resultados: as principais respostas obtidas na primeira questão, evidenciaram que os técnicos da sala de vacinas do município de Canoas, aproveitaram a Educação Permanente ao máximo, pois em alguns casos, o profissional nunca havia participado de uma Educação Permanente, além de comentarem que o conteúdo era bem atualizado e bem didático. Já na 2 ficou evidente que o método da educação realizada agradou e que deveríamos continuar com a forma didática. Conclusões: durante a realização dessa pesquisa, podemos concluir que a Educação Permanente para profissionais da sala de vacinas é de extrema importância, por se tratar de um assunto de grande complexidade, e que por ser atualizado anualmente, merece uma atualização dos profissionais na mesma periodicidade.

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