Eventos ULBRA, XII SALÃO DE EXTENSÃO

Tamanho da fonte: 
IMPACTO DA ENTREGA DOMICILIAR DE MEDICAMENTOS NO ATENDIMENTO DA FARMÁCIA MUNICIPAL DE ESTEIO/RS.
Karine de Oliveira Alves, Carla Muller, Estela Schiavini Wazenkeski

Última alteração: 12-11-2020

Resumo


INTRODUÇÃO

Em março de 2020, o município de Esteio/RS adotou como estratégia controle da disseminação do Covid-19, a ampliação do público-alvo do programa MedCasa aos pacientes a partir dos 60 anos. O MedCasa é o programa de entrega domiciliar de medicamentos e aconselhamento farmacêutico à pacientes com dificuldades de locomoção realizado na Farmácia Básica Municipal (FBM). O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto no número de atendimentos na FBM com a ampliação do Programa de Entrega de Medicamentos Domiciliar no Município de Esteio/RS entre os meses de março e setembro de 2020.

METODOLOGIA

Foi realizada uma pesquisa retrospectiva, quantitativa e exploratória, avaliando a quantidade de pacientes que foram até a FBM de Esteio/RS para retirar seus medicamentos entre os meses de março e setembro de 2020. A estratégia de desenvolvimento do trabalho foi baseada na utilização dos dados armazenados no G-Mus (sistema de gerenciamento do município), nas planilhas de controle interno do programa de entregas, e na avaliação dos pacientes que foram contemplados com o programa.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os números de atendimentos no período de março a setembro de 2020 estão expressos na Tabela 1. De acordo com o que está demonstrado no Gráfico 1, observa-se redução na quantidade de atendimentos presenciais na FBM após a ampliação do programa MedCasa. Março foi o mês que apresentou menor redução, pois o projeto teve início em 17 desse mês, enquanto que o mês que se observou redução mais expressiva nos atendimentos foi abril.

Nos meses subsequentes, percebeu-se um aumento nas dispensações presenciais, pois os pacientes contemplados pela entrega de medicamentos domiciliar foram os que possuíam medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (AF) em suas prescrições. Pacientes que fazem tratamento com medicamentos do Componente Especializado da AF precisaram se deslocar até a FBM para retirada do tratamento.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Verificamos neste trabalho que a estratégia de enfrentamento à COVID-19 adotada por Esteio atingiu o propósito de reduzir o número de atendimentos presenciais na FBM, contribuindo com as normativas de distanciamento social e evitando aglomerações. Além disso, a ampliação do programa MedCasa garantiu a adesão ao tratamento dos pacientes, contribuindo com a sua qualidade de vida.



 




Texto completo: RESUMO  |  POSTER