Eventos ULBRA, XII SALÃO DE EXTENSÃO

Tamanho da fonte: 
CODE.ORG NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL
Cristiele da Rosa, Victoria Amorim, Sandra Miorelli, Cauê Puntel, Debora Barbosa, Juliano de Carvalho

Última alteração: 12-11-2020

Resumo


O projeto Logicando foi construído e estruturado por acadêmicos e docentes da Universidade Feevale, em colaboração com escolas da região (públicas e privadas). Um dos objetivos do projeto consiste em desenvolver o raciocínio lógico de professores das séries finais do ensino fundamental e médio, utilizando ferramentas da tecnologia da informação e do processo de aprendizagem criativa, com o intuito de criar multiplicadores das oficinas e conteúdos do projeto. Uma das ferramentas utilizadas é o Code.org uma plataforma que visa incentivar o desenvolvimento do pensamento computacional e raciocínio lógico através de jogos e atividades lúdicas que podem ser realizadas tanto online, quanto off-line, sendo, dessa forma, uma possibilidade para o ensino híbrido. A partir dessa ferramenta, criou-se como metodologia do projeto o curso “Possibilidades do Code.org no contexto do ensino remoto”, que foi realizado em setembro de 2020 para professores da rede pública de São Leopoldo.

No curso foram abordadas formas de apresentação de conteúdo aos alunos, explorando metodologias lúdicas e o desenvolvimento de atividades práticas com foco em possibilidades online e off-line na plataforma Code.org.

O curso, de 8h, foi ministrado por esta bolsista juntamente com uma professora que integra o Projeto Logicando. Os 15 participantes puderam contar com o auxílio das ministrantes nos encontros virtuais de 1h usando o Google Meet e de apoio ao desenvolvimento das atividades através de um grupo criado no WhatsApp para sanar dúvidas. A avaliação do curso foi realizada através da participação e realização das atividades práticas com Code.org desenvolvidas pelos professores. Ao final, as práticas com o Code.org foram compartilhadas nos encontros virtuais e os professores já estão planejando sua aplicação, evidenciando a importância do desenvolvimento do pensamento computacional na educação básica.



Texto completo: RESUMO  |  POSTER