Eventos ULBRA, XIII SALÃO DE EXTENSÃO

Tamanho da fonte: 
ANÁLISE DAS INTERNAÇÕES HOSPITALARES POR ANEMIA FERROPRIVA NO BRASIL NOS ÚLTIMOS SEIS ANOS
Jaqueline Xavier, Klaus Frustockl, Eduardo Queruz, Ana Vicenza, Camila Silveira, Maria Burg

Última alteração: 19-10-2021

Resumo


RESUMO

INTRODUÇÃO: A anemia ferropriva é definida como a redução na quantidade de hemácias no organismo ocasionada pela falta de ferro. As principais causas para a anemia ferropriva são a perda excessiva de sangue e uma dieta alimentar pobre em ferro (BRAUNSTEIN, 2020). Por isso, a sua incidência tem relação com a dieta, e vários países implantam medidas para aumentar a ingestão de ferro da população. No Brasil, as farinhas de milho e de trigo são obrigatoriamente fortificadas com ferro e ácido fólico, porque são alimentos muito consumidos e de fácil acesso. A prevalência dessa doença no Brasil é elevada, então, a análise das internações hospitalares geradas por ela é necessária para refletir sobre quais políticas em saúde são adequadas para melhorar esse cenário.

OBJETIVO: Analisar a prevalência das internações hospitalares relacionadas à anemia ferropriva no Brasil, no período de 2015 a 2020, e apontar as medidas profiláticas para a diminuição desses números de casos na atenção primária.

METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo realizando revisão da literatura na plataforma Scielo e pesquisa no banco de dados do DATASUS, sobre os aspectos epidemiológicos referentes às internações hospitalares por anemia ferropriva no Brasil. O estudo foi realizado na disciplina de Medicina da Família I do Curso de Medicina da Ulbra no primeiro semestre de 2021.

RESULTADOS: Foram encontradas informações relevantes em se tratando das internações por anemia ferropriva, com análises do número de internações e de óbitos desses hospitalizados. A idade foi um fator que se mostrou muito importante para a análise, junto com os casos por estado brasileiro. Ademais, o sexo dos internados acometidos pela anemia por deficiência de ferro permite análises diversas sobre a conjuntura do país e a situação das pessoas que nele vivem. É interessante ver a evolução das internações em função dos anos que se passam, que também geram discussões fundamentais para a redução das internações. As soluções para o problema foram divididas em preventivas e tratamento, com ambos sendo eficazes e muito estudados por vários países do mundo.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: A anemia ferropriva mostra-se como um sério problema de saúde pública sendo a dieta a forma mais eficaz de prevenção. Diante disso, é fundamental estudos para a otimização da prevenção, diagnóstico e tratamento, o que permitiria uma redução dos números de internações e uma maior disponibilidade dos leitos de internações no Sistema Único de Saúde.