Eventos ULBRA, XIII SALÃO DE EXTENSÃO

Tamanho da fonte: 
MODELAGEM DE NEGÓCIOS: O ESTUDO DE UM RESTAURANTE/LANCHERIA NA CIDADE DE CAPÃO DA CANOA
Renato Nunes Borges, Tainá Alves Becher, Juliana Schwanck Alves, Maiara Souza Martins

Última alteração: 11-11-2021

Resumo


O restaurante/lancheria, localizada na cidade de Capão da Canoa, no litoral norte do Rio Grande do Sul, é uma empresa familiar, conduzida no mercado já há seis anos e possui cerca de 09 colaboradores ativos, além de um considerável mix de produtos, incluindo xis, burguer, à la minutas, massas, entre outros. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo geral oportunizar um novo sistema de gestão ao negócio, através da construção de soluções financeiras práticas e assertivas. Como objetivos específicos, tem-se a criação de instrumentos de controle financeiro; elaboração de um plano de ação com aplicabilidade, baseado no método 5W2H e a incorporação da inovação continuamente à cultura da empresa. A metodologia resume-se a um estudo de campo, com pesquisa documental e exploratória, além de uma análise quantitativa e qualitativa dos dados obtidos. Esta, por sua vez, deu-se através de reuniões técnicas dirigidas com os sócios e com o orientador do trabalho, além de entrevistas estruturadas, não-estruturadas e videochamadas. Assim, facultou-se ao negócio duas planilhas particulares de excel que atacam diretamente as disfunções validadas, uma referente ao fluxo de caixa e a outra abarcando a precificação do mix de produtos. Espera-se que os sócios as utilizem, a fim de controlar a entrada e saída de valores da empresa e a quantidade de itens vendidos, além de manter atualizada a precificação da sua oferta, amparados nos custos envolvidos na produção. Logo, o procedimento de controlar detalhadamente os custos que implicam na produção pode vir a socorrer esta empresa na manutenção de suas atividades, vislumbrando a diminuição de desperdícios, perdas e falhas em seus processos operacionais, além de vir a aprimorar seu relacionamento com clientes por meio da oferta de preços mais atrativos, incrementando a qualidade de seus produtos.