Eventos ULBRA, XIII SALÃO DE EXTENSÃO

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PROPOSTA DE SOLUÇÃO PARA ENSAIOS DE DESGASTE
Maiquel Padilha da Silva

Última alteração: 11-11-2021

Resumo


Este trabalho foi desenvolvido na disciplina de Protótipos Automotivos do curso de Engenharia Mecânica Automotiva da Ulbra. Em um mercado cada vez mais competitivo as empresas precisam buscar melhorias em seus processos e máquinas, que implicarão em melhores índices de qualidade e consequentemente lucro para a empresa. O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de atualização de uma máquina de ensaios de desgaste da empresa Viemar Automotive (fabricante de peças de suspensão, direção e freios). O grupo buscou desenvolver o projeto de uma nova máquina para realizar ensaios de desgaste com o objetivo de melhorar a eficiência dos ensaios e a vida útil dos componentes. Um dos principais componentes produzidos está o pino esférico que faz parte do terminal de direção e do pivô do sistema de suspensão. Durante o processo de fabricação os conjuntos são submetidos a um ensaio de desgaste que é fundamental para determinar a vida útil da peça. A nova máquina deve possuir mais movimentos e testes que a máquina atual buscando trazer novos dados e valores de teste que darão maior confiabilidade aos componentes testados e a maior eficiência esperada pela empresa. Os ensaios de desgaste tem como propósito determinar a vida útil de um componente sendo observado a fadiga do material. Podendo testar a peça em relação à torção, tração, compressão e flexão. Como resultado deste tipo de ensaio é gerado uma curva que relaciona tensão e número de ciclos. Segundo a norma ASTM a fadiga pode ser definida como: Processo progressivo e localizado de modificações estruturais permanentes ocorridas em um material submetido a condições que produzam tensões e deformações cíclicas que pode culminar em trincas ou fratura após certo número de ciclos, podendo assim determinar sua vida útil e estando em acordo com o que está previsto na norma NBR 16130. Como proposta apresentamos um projeto de máquina que possibilite realizar os ensaios atuais e ainda carregamentos triaxiais (ensaio de torque e tração, ensaio de resistência ao arrancamento do pino esférico e ensaio de elasticidade do pino esférico sob carga) permitindo através dos testes a garantia da vida útil dos componentes e também um melhor aproveitamento de espaço físico, pois todos os testes podem ser realizados na mesma máquina. A empresa Viemar Automotive aprovou o projeto, estando em acordo com os objetivos da empresa e podendo ter continuidade no próximo semestre.