Eventos ULBRA, XIII SALÃO DE EXTENSÃO

Tamanho da fonte: 
ECODESIGN: ARTESANATO E SUSTENTABILIDADE
Paulo Ernesto Scortegagna, Kélvin Zanetti dos Santos

Última alteração: 08-11-2021

Resumo


Na ULBRA a Curricularização da Extensão Universitária ocorre em disciplinas PEI (Programa de Extensão Interdisciplinar). Neste 2º semestre de 2021, ofertou-se, para alunos dos Cursos de Design e Design de Interiores, no Campus Carazinho/RS o PEI em Ecodesign. O presente resumo objetiva apresentar o desenvolvimento e resultados da disciplina até o momento. Inicialmente, contemplaram-se conhecimentos sobre Ecodesign, desenvolvimento sustentável e os ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Posteriormente, deu-se início a elaboração de um projeto de extensão que engloba tais conceitos, relacionando-os com o âmbito do artesanato local. Para elaboração do projeto utilizou-se de pesquisa bibliográfica e seminários para o aprendizado dos conceitos e, a metodologia da Pesquisa-Ação[1], que guia as ações do projeto, e metodologia de Ecodesign para o desenvolvimento de produtos sustentáveis[2] que irá sistematizar a criação de produtos. Entende-se por Ecodesign a “Maneira ecológica de conceber ou desenhar, cuja finalidade é minimizar os impactos de um produto sobre o meio ambiente, durante todo o seu ciclo de vida, conforme abordagem multicritérios” (KAZAZIAN p.189). Já, o desenvolvimento sustentável pode ser resumido como a constante compatibilização do crescimento econômico com a sobrevivência dos serviços ecossistêmicos e igualdade social[3], além de definirmos e contextualizarmos os 17 ODS e suas 169 metas. O resultado parcial expressa-se na elaboração de um projeto de extensão universitária que visa introduzir ao artesão os conceitos de Ecodesign e trabalhar em conjunto com o mesmo para tornar o processo de fabricação, distribuição e, descarte de produtos em crochê o mais sustentável possível, trazendo assim benefícios econômicos, ambientais e sociais.


[1] THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação: Coleção temas básicos de pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 1986.

[2] PLATCHECK, Elizabeth Regina. Metodologia de Ecodesign para o desenvolvimento de produtos sustentáveis. Orientador: Professor Dr. Wilson Kindlein Júnior. 2003. 110 p. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Engenharia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2003.

[3] ABRAMOVAY, Ricardo. Muito além da economia verde. São Paulo: Editora Abril, 2012.