Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
ULBRA: CURSO PREPARATÓRIO PARA O ENEM
Luciana Peixoto Cordeiro, JULIANE Maria Puhl Gomes, URSULA TATIANA TIMM, GELSON LUIZ FERNANDES BARRETO, ALCEU STREHER ESCOBAR, REJANE RECKZIEGEL LEDUR, RAFAEL LACERDA MARTINS, IVAN ANTONIO BASÉGIO, FABIANO DA SILVA SILVEIRA, Isabel Regina Lima Mendes, Everton Bedin

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


O Exame Nacional do Ensino Médio - Enem é um programa do Governo Federal que avalia o desempenho do estudante ao fim da Educação Básica. A Universidade Luterana do Brasil – ULBRA/Canoas consolida, em suas ações sociais e educativas, relação estreita com as comunidades adjacentes, implantando o Curso Preparatório para o Enem, desenvolvido pela área de extensão. Como público-alvo tem-se alunos concluintes do ensino médio e egressos oriundos de escolas públicas. O objetivo do projeto é o de realizar ações educativas contextualizadas, visando ao desenvolvimento de competências propostas pelo Enem. Nesse processo, estão envolvidos todos os Cursos de Licenciatura e o Curso de Ciências Sociais, tendo como docentes os professores.  Os encontros ocorrem aos sábados, com aulas sobre dois componentes curriculares, num espaço de tempo quinzenal. A metodologia envolve duas estratégias: aula expositiva, desenvolvida por meio de abordagem interativa, abordando conteúdos referentes ao ensino médio, relacionando-os a fatos da realidade em que se vive, focando os principais temas abordados no Enem, ressaltando a importância de o aluno estar atento a temas contemporâneos e análise das questões das provas do Enem, em que são apresentadas as questões de prova que, após rápida exposição, são respondidas pelos alunos. Dando continuidade, o professor analisa cada assertiva, oportunizando que os mesmos identifiquem a resposta correta.  É oportunizado o acesso à Plataforma NetAula, na qual é disponibilizado referencial teórico, atividades práticas e simulado, e o acesso ao facebook, como meio de comunicação e postagem de dicas referentes aos conteúdos de estudo. Esta metodologia possibilita o desenvolvimento do raciocínio e o uso das diferentes linguagens, a capacidade de compreensão, de reflexão e de crítica. Os alunos consideram produtiva a metodologia utilizada e que os conteúdos abordados estão sendo significativos para as suas aprendizagens. A preparação dos participantes para a prova do Enem constitui-se na possibilidade de alunos de classes econômicas menos favorecidas terem acesso ao Ensino Superior, (a maioria dos participantes se situa numa renda familiar de até 2 salários mínimos), concorrendo a bolsas de estudos.

Palavras-chave: ULBRA. Enem. Metodologia. Responsabilidade Social.

Referência:

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Disponível em: < http://portal.inep.gov.br>. Acesso em: 22 jul. 2018.


Texto completo: RESUMO  |  POSTER