Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE BATE PAPO ACERCA DA VIOLAÇÃO DOS DIREITOS DAS PESSOAS IDOSAS
Camila Coelho Leal, Ana Carolina Luiz Geiger Kerschner, Angela Maria Pereira da Silva, Lais Barbosa Anzolin, Marcio Cruz

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


INTRODUÇÃO O presente relato refere-se à atividade realizada pelos residentes e a tutora do Serviço Social do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Comunitária da ULBRA Canoas/RS, durante a Jornada de Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa, em 15 de junho de 2018, em alusão ao Dia Mundial da Conscientização de Violência contra a Pessoa Idosa. Embora esse segmento social tenha seus direitos assegurados na Constituição Federal de 1988[1], na Política Nacional do Idoso[2] e no Estatuto do Idoso[3], ainda faz-se necessária a defesa dos direitos humanos frente aos preconceitos e constantes violações a que os idosos são submetidos, razão pela qual emergiu a necessidade de abordar a temática, considerando a violência no sentido do ato ou da omissão, produzidos nas suas relações, nas diversas manifestações e complexidades. OBJETIVO Buscou-se compreender as repercussões dessas violações na vida dos idosos e seu conhecimento sobre os recursos de proteção disponíveis no município de Canoas, bem como socializar indicadores e características presentes nos atos de violência. RESULTADOS E DISCUSSÃO A organização da atividade possibilitou momentos de reflexão e planejamento prévio entre tutora e residentes. A atividade se caracterizou em uma dinâmica de perguntas e respostas com os idosos onde foi dialogado sobre os direitos e recursos disponíveis para este segmento, em especial, aqueles em situação de risco social. Participaram da atividade 26 idosos (16 mulheres e 10 homens), de grupos de convivência e Instituições de Longa Permanência do município. A partir dessa intervenção, foram constatados possíveis obstáculos para a aplicabilidade de uma política mais efetiva na proteção aos idosos, na medida em que suas necessidades físicas, psíquicas, socioculturais, econômicas e históricas precisam ser levadas em consideração no planejamento de projetos, programas e políticas sociais. CONSIDERAÇÕES A ação abordou a violação de direitos dos idosos no âmbito familiar e social e a violência em suas diversas manifestações, bem como os idosos percebem às manifestações da violência em seu dia a dia. Com a propensão ao envelhecimento da população brasileira nas últimas décadas, faz-se necessário conhecer a realidade desse segmento, com vistas a combater todas as expressões de suspeita ou violência contra pessoa idosa.

Palavras-chave: idoso, violência, direitos humanos.


[1] BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

[2]BRASIL. Lei nº 8.842 de 04 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Brasília- DF.

[3] BRASIL. Lei Nº. 10.741 de 01 de outubro de 2003, que aprova o Estatuto do Idoso e da outras providências. Brasília: 2004.


Texto completo: RESUMO