Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
DESEMPENHO MOTOR DE BEBÊS DA ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMÍLIA DE UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DE CANOAS-RS
Beatriz Paim, Rosane Santos, Fernanda Lima, Bruna Souza, Natália Ferreira

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


RESUMO

A escala Motora Infantil de Alberta tem sido amplamente utilizada em pesquisas e serviços que realizam seguimentos de bebês, devido a sua praticidade de aplicação, excelentes propriedades psicométricas com elevado índice de confiabilidade, apresentando alta sensibilidade para detectar bebês de risco para alterações motoras.

Objetivos: verificar a prevalência de alterações no desempenho motor de bebês através da Escala Motora Infantil de Alberta, avaliar o desempenho motor dos bebês e identificar os fatores de risco associados para o desempenho motor em bebês assistidos pela Estratégia de Saúde da Família de uma Unidade Básica de Saúde do município de Canoas/RS. Métodos: a abordagem metodológica foi observacional transversal. A população e amostra foi constituída por 63 bebês com idade cronológica e / ou corrigida de recém-nascido a 12 meses e suas mães biológicas. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionário estruturado e a Escala Motora Infantil de Alberta. Resultados: a prevalência para atraso no desempenho motor foi de 15,9%. E os fatores associados com o atraso motor foram: o aleitamento materno e número de consultas no pré-natal.  Para análise dos dados foi utilizado o software SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) versão 17.0. Conclusões: o aleitamento promoveu o fortalecimento do vínculo mãe-bebê, propiciando estimulação do desenvolvimento psicomotor, revelando a importância da realização de um adequado pré-natal e também dos benefícios do aleitamento materno, muito discutido na literatura, que promove a nutrição e o fortalecimento do vínculo mãe-bebê que associado a características nutricionais do leite materno, favoreceu o desempenho motor do bebê.

Palavras – Chaves: desenvolvimento infantil, bebês, Escala Motora Infantil de Alberta

REFERÊNCIAS:

Vasconcelos MG, Lira MC, Lima MC. Duração e Fatores Associados ao aleitamento Materno em crianças menores de 24 meses de idade no estado de Pernambuco. Rev Bras Saúde Materno infant (Recife) 2010; jan- mar (1):99-105.

 

OMS (Organização Mundial da Saúde). Aleitamento materno.Disponível em: http// www.oms.org.br.

 

UNICEF (Fundação das nações Unidas para a Infância). Manual de Aleitamento Materno. Disponível em: http// www.unicef.pt/docs


Texto completo: RESUMO