Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PELE – RASTREAMENTO, TRATAMENTO E ORIENTAÇÃO DA POPULAÇÃO DE CANOAS
Renata Alves Sanseverino, Victoria Limberger Luzzi, Paola Fonseca Minuzzi, Júlia Borghetti, Andreia Carla de Farias, Islam Maruf Ahmad Maruf Mahmud, Lisia Martins Nudelmann-Lavinsky, Charlane Silva de Vasconcelos

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


INTRODUÇÃO: o câncer de pele é o câncer mais frequente no mundo e vem tendo uma incidência crescente nas últimas décadas (1, 2). São necessárias intervenções que visem prevenção e estratégias de rastreamento para diagnóstico precoce para que seja reduzido o impacto na população (3, 4).

METODOLOGIA: atendimentos dermatológicos e cirúrgicos no Hospital Universitário da ULBRA, focados na prevenção do câncer de pele, que englobam orientações e diagnóstico e tratamento de lesões pré-malignas ou suspeitas de câncer. Há inclusão de pacientes oriundos do ambulatório, com diagnóstico de lesões pré-malignas além de atividade de rastreamento, aberta à população geral e com demanda espontânea, que inclui um mutirão de atendimentos e atividades educativas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: em 4 anos de atividades 261 pacientes (63,2% mulheres, média de idade 68,4 anos) estiveram em acompanhamento dermatológico, a grande maioria com diagnóstico de ceratoses actínicas (lesões pré-malignas) ou tumores cutâneos. Média de 1,69 consultas por paciente (min. 1; máx. 12). Nos mutirões, 228 moradores de Canoas-RS (222 adultos e 6 menores de 18 anos) procuraram espontaneamente a atividade de rastreamento.Desses, 46% admitiram exporem-se ao sol sem nenhuma proteção. Nesses eventos foram diagnosticados 30 carcinomas (24 basocelulares e 6 espinocelulares) e 57 pacientes (25%) apresentaram ceratoses actínicas (gráfico). Todos foram tratados. Na avaliação das atividades (amostra de 68 pacientes) 97% considera importantes medidas de divulgação sobre prevenção do câncer de pele. Quando questionados sobre a importância de campanhas de prevenção, a resposta foi unânime – 100% dos pacientes acha de extrema importância que haja tais medidas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: chamou à atenção o expressivo índice de diagnósticos em um evento de demanda voluntária (13,2% câncer de pele e 25% lesões pré-malignas), o que reforça a importancia da prevenção e do diagnóstico precoce.


Texto completo: RESUMO  |  POSTER