Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

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BRINCANDO COM A LINGUAGEM
Esther da Cunha Rodrigues, Alexia Fernandes da Rocha, Liandra Fritzen, Maria Eduarda Pedroso Baseggio, Aline da Silva Kern, Nicole Padilha Canhada, Eduarda Costa da Rosa, Lucimara Lehmen Gheno, Andressa Colatto Iltchenco, Brenda Kehl, Deisi Cristina Gollo Marques Vidor, Tania Márcia da Cunha Rodrigues, Marine Machado Strauss, Rafaela da Silva Kolzenti

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


INTRODUÇÃO: O projeto Brincando com a Linguagem atua do 1° ao 4° ano do ensino fundamental, focando no aprimoramento da linguagem oral e escrita sob a perspectiva fonoaudiológica. São utilizados jogos educativos (Kishimoto, 1994), os quais tem por função promover as habilidades linguísticas dos discentes, em consonância com os conteúdos das aulas. METODOLOGIA: Em 2017, foi realizado o diagnóstico das habilidades linguísticas dos alunos de uma escola municipal de Porto Alegre. A partir dele, foram levantadas as principais lacunas do desenvolvimento linguístico desta população e, em parceria com a comunidade escolar, elencados os tópicos a serem trabalhados no ano subsequente. Com os temas definidos, os discentes do Curso de Fonoaudiologia atuantes no projeto buscaram fundamentação teórica e produziram materiais lúdicos para serem aplicados sob o formato de oficinas. No segundo semestre de 2018 estas serão desenvolvidas, sendo os alunos reavaliados quanto às habilidades linguísticas trabalhadas, a fim de se medir a efetividade da ação. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Até o momento os resultados obtidos referem-se ao levantamento do diagnóstico realizado. Foram avaliados 311 alunos por meio de 6 protocolos que verificavam as habilidades de fonologia, vocabulário, discriminação auditiva, consciência fonológica e escrita. Após a análise, optou-se, em conjunto com os professores, que os elementos a serem trabalhados seriam vocabulário e consciência fonológica, tendo em vista a importância destes aspectos para o desenvolvimento linguístico e escolar. Além do impacto social gerado por um trabalho especializado, o qual não seria oportunizado senão pela ação do projeto, também se destacam os indicadores de efeito sobre os participantes, uma vez que comungam de uma visão multidisciplinar e voltada para a realidade social, fatores nem sempre explorados durante a formação acadêmica. Ao lado desta experiência, também é resultado do projeto os materiais confeccionados, os quais, de forma lúdica e criativa, transportam o conhecimento teórico aprendido para a prática extensionista. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O projeto contribuiu na formação dos graduandos participantes, propiciou maior vínculo da comunidade externa com a universidade, aproximando estas duas instituições em busca de um melhor aprendizado para as crianças.

Texto completo: RESUMO