Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

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A PSICOMOTRICIDADE COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA INFÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Ariane Ethur Flores, Carolina Zuquetto Flôres, Pietra Fontes Rumpel

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


A psicomotricidade tem como objeto de estudo o homem, essa é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Na psicomotricidade, há componentes relacionados com os movimentos e ações que se mostram quando a criança entra em contato com pessoas e objetos com os quais se relaciona de forma construtiva, e, ao mesmo tempo, é fonte de conhecimento e expressão do que já se tem, como meio de gerar vivências e emoções. O projeto de extensão Saúde Integral à Criança e Adolescente foi iniciado no ano de 2018 e é desenvolvido por acadêmicos do Curso de Fisioterapia da Universidade Luterana do Brasil Campus Santa Maria/RS (ULBRA/SM) a fim de realizar ações que tenham como base a psicomotricidade voltadas para a promoção, proteção e prevenção da saúde integral de crianças e adolescentes. Um dos locais onde as ações do projeto foram realizadas foi no Programa Orquestrando Arte, o qual é desenvolvido desde 2013 e oferece gratuitamente oficinas de música, canto coral, música orquestral, teatro e dança, além de formação humana e apoio pedagógico à crianças, adolescentes e jovens de 6 a 29 anos de idade em situação de vulnerabilidade e/ou risco social. Diante disso, o objetivo deste estudo foi potencializar e auxiliar na construção das habilidades psicomotoras de crianças participantes do Programa Orquestrando Arte através do projeto de Extensão Saúde Integral à Criança e Adolescente. O presente estudo é do tipo relato de experiência. Os encontros das acadêmicas com as crianças do Programa Orquestrando Arte aconteciam uma vez por semana na ULBRA/SM. Participaram das atividades 24 crianças, na faixa etária de 6 a 10 anos de idade. A cada semana era realizada uma atividade diferente, as quais tinham como base a psicomotricidade, e a partir disso foram abordadas habilidades de motricidade fina e grossa, capacidades sensório-motoras, equilíbrio, coordenação motora, reafirmação da importância do trabalho em equipe e educação em saúde. As atividades realizadas foram planejadas de forma lúdica para auxiliar no processo de desenvolvimento psicossocial, cognitivo e motor dessas crianças.  Diante disso, pode-se dizer que as atividades realizadas pelo projeto contribuíram para a aprendizagem e desenvolvimento psicomotor das crianças que participaram do mesmo. Atividades que envolvem psicomotricidade, são ferramentas de grande significância tanto para o processo educativo como para o desenvolvimento geral, tendo em vista que possui estreita ligação com o processo cognitivo, saúde e bem-estar da criança.


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