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PIPOCANDO – ESPAÇOS ITINERANTES DE ARTE E CULTURA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
Luciano Anchieta Benitez, Carlita dos Santos borba, Amanda Hoenisch Diehl, Luis Henrique Ramalho Pereira

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


INTRODUÇÃO: A cinematografia é utilizada como recurso didático reconhecidamente potente, aproximando-se da Psicologia e da Educação como produção de sentidos e alteridade. O Projeto Pipocando é uma proposta que integra as ações do Núcleo de Apoio às Escolas – NAE, que atende às demandas oriundas das escolas da região Oeste de Santa Maria, onde o campus da ULBRA está sediado. Está em fase de implantação desde o início de 2018 e pretende atender às demandas de alunos, famílias, equipe escolar (professores e funcionários) e comunidade em geral, encaminhadas ao NAE. METODOLOGIA: Trata-se de ciclos itinerantes de cinema, realizados em cinco escolas referenciadas pelo NAE. As intervenções serão mensais em cada escola, sendo escolhida uma escola piloto na primeira fase. O Projeto pretende oferecer acolhimento às demandas através de sessões de cinema e espaços de produção e difusão artística, debates sobre temas relevantes à comunidade e ações de formação para professores e alunos. Inicialmente serão mapeadas as demandas das comunidades escolares, planejamento das atividades conforme demandas, realização das intervenções, seguidas de discussões e avaliação final pela equipe. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Espaços de arte são eficazes, por reunirem forças existentes na comunidade, sendo vetores de energias que circulam em diferentes contextos coletivos. A proposta do Projeto Pipocando pretende ser um facilitador de discussões e reflexões políticas e estéticas, atuando como um fórum permanente de promoção de saúde e suporte às escolas e comunidades. Existe a previsão de desdobramentos para outras atividades concomitantes, que envolvam literatura e artes visuais, através de momentos de narração de histórias, produção literária e audiovisual, exibição e discussão de obras cinematográficas e formação continuada de professores. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O olhar dialógico proposto pela Psicologia na comunidade redimensiona as noções de saúde, fortalecendo os vínculos. A academia tenta adaptar seus currículos para abranger uma formação mais global e sintonizada com a realidade. Os Psicólogos em espaços educacionais e comunitários apresentam-se como importantes elementos para o desenvolvimento de saberes que interligam Pedagogia, Psicologia e demais campos de intervenção que contemplem a transdisciplinaridade.

Palavras-Chave: Cinema e Cultura; Psicologia e Arte; Intervenção em Educação; Formação acadêmica.


Texto completo: RESUMO