Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
PSICOLOGIA COM PIPOCA: A EXPERIÊNCIA DOS CICLOS DE CINEMA DO CINE PSI
Luciano Anchieta Benitez, Bruna Ines Agnes, Bruna Guimarães, Carlita dos Santos Borba, Cátia Martini, Letiere Flores Beck, Mariana Marques, Amanda Hoenisch Diehl, Luis Henrique Ramalho Pereira

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


INTRODUÇÃO: O Cine Psi iniciou suas atividades em 2015 e está vinculado à Clínica Escola de Psicologia - CEPPSI. É um espaço de produção acadêmica, a partir de questionamentos e discussões sobre as práticas da Psicologia, articulada com os eventos semestrais do Curso. METODOLOGIA: As sessões são mensais. As reuniões preparatórias são semanais, envolvendo seleção de obras e referências que sustentem a discussão. Em cada evento são convidados profissionais para fomentar discussões e provocações sobre a cinematografia enquanto dispositivo formativo. Os filmes apresentados seguem uma curadoria, conforme propostas de ciclos temáticos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: O cinema manipula uma ilusão e uma verdade, processo chamado de “impressão de realidade” [1]. Essa impressão é projetada em ações comunitárias potencialmente transformadoras. Esses fenômenos interessam à Psicologia, que se debruça em interpretações sobre as relações entre subjetividade e cinema. O cinema pode ser entendido como uma forma de representar nossos desejos impressos no mundo exterior [2]. A famosa frase ‘Luz, câmera, ação!’ ganha outros significados e desperta interesse sobre seus efeitos quando pensamos em contextos comunitários. Até Julho de 2018, foram realizados dez eventos, em dois ciclos temáticos, com a participação de doze convidados e público de aproximadamente quatrocentas pessoas, entre acadêmicos dos cursos da ULBRA, de outras instituições, profissionais, egressos, professores e comunidade em geral. Foram realizadas trinta horas de atividades externas com a comunidade e mais de sessenta horas de atividades preparatórias, realizadas por uma equipe de doze acadêmicos. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O Cine Psi se propõe como um espaço para reflexão acerca das possibilidades de intervenção do Psicólogo na comunidade, através de dispositivos de arte e cultura. A aliança entre cinema e Psicologia possibilita a construção de novos olhares sobre o fazer psi, fomentnado uma formação ampliada e o desenvolvendo novas práticas profissionais. Nesta proposta de formação, entende-se que o cinema é o melhor recurso pedagógico. Nesse campo tão vasto da subjetividade, é fundamental ao profissional da Psicologia compreender os movimentos de luz e sombras que a vida oferece.

 

Palavras-Chave: Cinema e Psicologia; Intervenção Psicossocial; Formação acadêmica.

[1] BERNARDET, Jean-Claude.  O que é cinema.  São Paulo: Brasiliense, 2000.

[2] AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Dicionário teórico e crítico de cinema. Trad. Eloisa Araújo Ribeiro. Campinas: Prós, 2003.


Texto completo: RESUMO