Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
CONSUMO DE SÓDIO POR COMENSAIS EM UMA UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO LOCALIZADA NO VALE DO PARANHANA
Daniele Lauck Pedroso, Cláudia Denicol Winter

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo ideal de sódio para adultos deveria ser de menos de 2.000mg por dia ou menos de 5g de sal diários. O consumo excessivo de sódio é um dos principais fatores de risco para a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e outras comorbidades. No Brasil estima-se que 32,5% dos adultos e 60% dos idosos tem HAS.

O objetivo desta pesquisa foi analisar a quantidade de sódio consumido pelos comensais em uma Unidade de Alimentação e Nutrição.

A pesquisa foi realizada durante as atividades práticas de um estágio curricular em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) no Vale do Paranhana. Os dados foram coletados durante o almoço por um período de 06 dias, e verificou-se quantos sachês de sal de 1 grama eram consumidos por cada comensal e a quantidade de sal que era utilizado no preparo de cada refeição. Os dados foram registrados em uma planilha Excel e posteriormente a análise quantitativa foi descrita por médias. Após a coleta e análise de dados, realizou-se uma exposição de panfletos para conscientização aos comensais sobre os riscos do consumo excessivo de sódio.

Em média 916 comensais realizaram as refeições nestes dias de acompanhamento e o resultado final da quantidade de sal consumido pelos clientes durante o almoço ficou em média de 10,66g por pessoa, sendo assim, elevado em 5,66g além do recomendado pela OMS para consumo diário.

Conclui-se que nesta unidade os comensais estão tendo um elevado consumo de sal e assim ultrapassam em apenas uma refeição a recomendação diária de sódio.


Texto completo: RESUMO