Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
DESENVOLVENDO O PENSAMENTO GEOMÉTRICO POR INTERMÉDIO DE ATIVIDADES LÚDICAS
Jessica de Farias Machado, Ursula Tatiana Timm

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


O presente resumo refere-se à participação no Projeto de Extensão Universitária Educação Matemática e Ludicidade, realizado na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), que gerou uma série de atividades didáticas diferenciadas com o objetivo de desenvolver o pensamento geométrico. Como resultado da participação no referido projeto, foi realizada ação extensionista em uma turma com 20 alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Tia Maria Lúcia, em Canoas, RS. Após estudo teórico, verificou-se que, para um melhor aproveitamento das atividades, devido a faixa etária dos alunos (5 a 6 anos), é necessária a articulação de propostas pedagógicas, com o objetivo de ampliar o universo de experiências das crianças. Portanto, para introduzir conceitos geométricos e capacidade de reconhecer das formas geométricas que estão presentes no cotidiano, foi proposta a seguinte sequência de atividades: (1) contação da história A Rua das figuras geométricas, de autoria da acadêmica extensionista. Cada aluno recebeu uma cópia impressa da história e formas geométricas coloridas para construir seu próprio livro, como se fosse um quebra cabeça geométrico, para auxiliá-los no reconhecimento de diferentes formas geométricas. (2) Jogo Twister das Formas. Uma adaptação do jogo Twister da Hasbro, no qual figuras geométricas estão distribuídas em um tapete branco, em cores e tamanhos diferentes. Ao lançar um dado com formas geométricas, o jogador deve colocar um de seus pés (conforme indicado pela acadêmica) na forma geométrica representada. A exploração e visualização de formas geométricas presentes no ambiente em que as crianças estão presentes é de suma importância para o desenvolvimento do pensamento geométrico. A dificuldade inicial foi diferenciar o quadrado do retângulo, mas após o jogo essa dificuldade foi sanada. Segundo a acadêmica, trabalhar com a educação infantil é prazeroso, pois as crianças estão sempre dispostas para novas atividades, gostam de aprender e demonstrar quando aprendem.

Texto completo: RESUMO  |  POSTER