Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

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OFICINAS DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES ATRAVÉS DO PROJETO DE EXTENSÃO INTERVENÇÕES NEUROPSICOLÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR
Stephanny Calgaroto, Caroline Cardoso, Carolina Bittencourt, Rodrigo Serra, Fernanda Apolo, Janaína Cardoso, Katiele Nunes

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


As funções executivas (FE) e a capacidade de regulação emocional têm se mostrado fundamentais para atividades cotidianas da infância, bem como são consideradas preditoras de habilidades acadêmicas e fator importante para demais desfechos ao longo da vida. Contudo, considerando o contexto escolar, poucas estratégias de como aperfeiçoar essas habilidades são ensinadas aos alunos. Muitos educadores mostram-se interessados em realizar ações que possibilitem o desenvolvimento das habilidades cognitivas, porém, muitas vezes, necessitam de mais formação sobre estes aspectos. Assim, o projeto visa propor intervenções neuropsicológicas através de oficinas com educadores, buscando auxiliá-los em suas práticas a partir dos conhecimentos da neuropsicologia, mais especificamente sobre as FE. Participam do projeto duas escolas da rede municipal de Campo Bom, nas quais as oficinas são realizadas com professores do Ensino Fundamental I e equipe de coordenadores e orientadores.  Ocorrem mensalmente, em um total de oito encontros, com duração média de duas horas cada. A intervenção é inspirada em um programa já disponível na literatura, o Programa de Capacitação de Educadores sobre Neuropsicologia da Aprendizagem (CENA). No primeiro e último encontro os professores responderão a instrumentos que servirão para verificar os indicadores e resultados obtidos, e nos demais são trabalhados temas como planejamento e organização, controle inibitório, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva e regulação emocional, além de ser proposto aos educadores um espaço de reflexão para que possam pensar sobre sua prática e para sugerir novas tarefas que estes possam utilizar com seus alunos em sala de aula. No decorrer de cinco meses de projeto, foi possível constatar uma forte adesão dos professores, bem como uma impressionante compatibilidade entre conteúdo abordado nas oficinas de intervenção e suas queixas relacionadas aos alunos. As atividades propostas são facilmente aceitas e têm uma resposta positiva, tendo o projeto atingido níveis de apoio e aprovação ainda maiores do que os esperados no início do mesmo. O projeto encontra-se em andamento, havendo iniciado em março do presente ano e finalizando em novembro.

 


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