Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
C.A.P.E. – CONSCIENTIZAÇÃO, AÇÃO E PREVENÇÃO PARA EMPRESAS: UM PROJETO DA LIGA DO TRAUMA
Juliana Mette Ongaratto, Amanda Cristina Cardoso Della Giustina, Ana Lia Mesquita Nunes, Angélica Pradella Titton, Arthur Giacomelli Vivian, Cristian Amaral Pereira, Fabio Warpechowski, Gabriela Flores do Nascimento, Giordana Carrer Bortolini, Jaqueline Pessanha da Silveira, Jéssica Bianchi, João Antônio Menezes Ribeiro, Kathrine Meier, Mariana Massetti de Souza, Letícia Ferreira Vaz, Marianna Ifarraguirre Mello, Mayara Marcela Nascimento, Mônica de Campos Rodrigues, Natállia Boff de Oliveira, Rafaela Krewer, Tuane da Silva Sérgio, Tuany Di Domenico, Victor Schumacher Freire, Victor Viecceli Villarinho

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


Introdução

A Liga do Trauma visando disseminar um maior conhecimento acerca das diversas situações de saúde vivenciadas e como reagir a elas criou o C.A.P.E. – Conscientização, Ação e Prevenção para Empresas.

Objetivo

O projeto tem como objetivo passar aos funcionários de uma empresa uma maior compreensão das situações de risco de vida, como agir diante delas e como preveni-las quando possível.

Metodologia

As palestras são administradas por membros da Liga do Trauma – sob supervisão do professor orientador. Todos os integrantes são instruídos previamente acerca dos assuntos para a palestra. A Liga do Trauma se responsabiliza pelo material, e, além da interação visual – slides e vídeos – utiliza equipamentos para demonstração, como bonecos para prática de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). A data é combinada conforme a disponibilidade da empresa e o da liga, e os assuntos abordados também já são combinados antecipadamente, como RCP, acidente vascular cerebral, convulsões, queimaduras, engasgo, entre outros.

Resultados

O contato com trabalhadores expôs o despreparo dos mesmos diante de situações de emergência, como o desconhecimento do número do SAMU. Indo de encontro a isso, os funcionários participantes do projeto poderão agir de maneira adequada em situações emergenciais, visto que dominam as noções básicas do assunto.

Conclusão

As ações de primeiros socorros, bem como o conhecimento do  número do SAMU, são temas importantes que deveriam ser abordados com maior ênfase na formação da sociedade. É muito importante que todas as pessoas saibam reconhecer situações de risco para a saúde e que tenham noções básicas de como proceder para que possam auxiliar adequadamente no socorro às vítimas. Dessa forma, tais ações deveriam ser incentivadas na sociedade, para que todos estejam mais bem preparados para reagir em situações de emergência.

 


Texto completo: POSTER