Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA INOVADORA DO CURSO DE PEDAGOGIA
Luiziana Silveira Oliveira, Lauraci da Silva Dondé

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


O pedagogo sempre teve um papel importante na educação dentro da escola, no entanto, atualmente estão surgindo novos campos para a Pedagogia (LIBÂNEO, 1999). Essa nova função surge da necessidade de desenvolver um trabalho pedagógico com crianças/adolescentes hospitalizados, por não terem um acompanhamento escolar em seu período de internação. Esse profissional pode atuar em hospitais em diferentes espaços. Este projeto tem como foco a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIP) que desenvolveu uma intervenção com atendimento pedagógico a uma criança hospitalizada há mais de cinco anos, e em idade escolar. Assim foi oferecido o que tem direito, o de ser criança e de ser escolarizado na idade proposta legalmente. A ação Pedagógica em ambiente hospitalar é um projeto inovador da ULBRA, que através do curso de Pedagogia, desenvolve essa intervenção tendo como meta principal acompanhar essa criança, enquanto estiver hospitalizada. Esse elo entre as instituições é um ato pedagógico includente e humanizador, fazendo assim, um diferencial na vida desse paciente, pois, por meio das diversas atividades lúdicas, esse projeto visa o desenvolvimento cognitivo e social, possibilitando-lhe a inclusão escolar durante e pós-hospitalização.  O educando ainda não está alfabetizado, mas como se encontra matriculado no 1ºano do ensino fundamental, inicialmente procuramos planejar atividades para introduzir a alfabetização e a escrita que partissem do reconhecimento das letras do seu nome. Trabalhamos recortes, colagem, sua imagem no espelho, para o aluno eram momentos lúdicos. Elaboramos um planejamento de atividades que estivessem de acordo com  contexto hospitalar, mas contemplando as suas necessidades pedagógicas. Nosso trabalho foi finalizado em dez/17, era notável perceber através de demonstrações nas diversas atividades pedagógicas os avanços no desenvolvimento do educando. Comparando o primeiro dia da intervenção ao final, ele teve grande avanço. Isso nos mostra que estamos no rumo certo, a jornada é lenta, mas saber que estamos contribuindo para o desenvolvimento de sua pessoa, fazendo-o pensar e refletir sobre suas atitudes e ações é um grande reconhecimento do nosso esforço e dedicação na aplicação deste projeto. Fazer este estágio é uma experiência única para as alunas da Pedagogia, presencial ou EaD.


Texto completo: RESUMO  |  POSTER