Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

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ACESSIBILIDADE AO SABER E ESTÍMULO AO CONVIVER NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Carmen Valesca Nunes Garcia, José Luís de Freitas

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


O presente trabalho apresenta as vivências obtidas como bolsista, atuando na extensão do curso de Educação Física Bacharelado e Licenciatura. Tais experiências dão-se com projetos pré-desportivos e com pessoas com deficiências, nas divulgações de oportunidades de atividades complementares aos acadêmicos e em atendimentos a demandas escolares. Nessas experiências obtém-se muitos compartilhamentos de conhecimentos entre professores e colegas acadêmicos. Há múltiplas propostas de atividades, sendo elas desportivas, recreativas e cooperativas com alunos. As atuações nesses projetos são efetivamente de grande valia para a formação de um professor. Através das inúmeras e diferentes vivências com os alunos, de capacidades distintas, sempre desafiando o aprendizado e criatividade do acadêmico. Desde então exercitando a prática de ensinar e estimulando a busca do conhecimento especializado e de qualidade.

No projeto Destino Certo, o qual ocorre em parceria com a Igreja Católica Santo Antônio de Cachoeira do Sul são atendidas 30 crianças em condição de vulnerabilidade, de família carente, algumas com pais presidiários. As atividades são realizadas na Escola Totem, mediante cedência de instalações para tal. E no projeto Família Azul, são atendidas crianças com Transtorno da Síndrome de Autismo de vários graus e alguns possuem também outras deficiências neurológicas. Percebe-se que as vivências proporcionam experiências e maior preparo para a atuação no mercado de trabalho.

 

PALAVRAS-CHAVE: Experiências, Projeto, Atividades.


Texto completo: RESUMO