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AS FUNÇÕES EXECUTIVAS (FE) COMO INTERVENÇÃO DE APRENDIZAGEM NO PROJETO DO LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA VALENTE
Isadora Ferretti Gonçalves, Melissa Carla Streck Bundt, Ana Carina Motta Klein

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


RESUMO

O Projeto Valente propõe intervenções de psicologia e aprendizagem diante da problemática do risco de fracasso escolar vivenciadas pela família-escola-alunos. Neste artigo será apresentado um eixo teórico denominado funções executivas, que compõe o foco da intervenção no módulo Passos Firmes, realizado com crianças de cinco anos nas escolas da Educação Infantil. A visão preventiva propõe o desenvolvimento emocional que nessa faixa etária deve estar sendo estimulada junto às competências executivas (FE), que se tornam preditores para um processo de alfabetização efetivo. Portanto, as funções executivas são habilidades cognitivas que dependem do córtex pré-frontal, as quais são essenciais para o processo de aprendizagem, sendo estas compostas de três habilidades básicas: controle inibitório, que consiste na capacidade de resistir ao primeiro impulso, desenvolvendo a disciplina; memória de trabalho, a qual proporciona manter as informações na mente enquanto se trabalha com ela, estimulando a criatividade; flexibilidade cognitiva, a capacidade de alternar com facilidade e rapidez as perspectivas ou o foco de atenção, sendo essencial para a resolução de problemas de forma criativa. Desta forma, ao reconhecer a importância das funções executivas para o desenvolvimento do ser humano na infância, busca-se vincular ao exercício do projeto de extensão, a pesquisa necessária para o exercício realizado no módulo Passos Firmes.

Palavras-Chave: Funções executivas - Desenvolvimento emocional- Redução dos Riscos de Fracasso Escolar.


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