Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL: INTERVENÇÃO COM FOCO NA PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE
Bárbara Cabral, Simone Bianchi, Susin Simone, Nadia Krubskaya

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta uma descrição de um projeto de intervenção que foi aplicado em uma escola da rede municipal de Canoas, com uma proposta de prevenção e promoção da saúde dos alunos desta escola.

O objetivo foi de promover os aspectos saudáveis destes sujeitos tornando-os agentes de suas próprias vidas e prevenir o desenvolvimento de psicopatologias, como também a prevenção de violências, foram desenvolvidas intervenções com base na Teoria Congnitivo Comportamental (TCC) com foco na prevenção e promoção de saúde.

METODOLOGIA

O projeto foi realizado em uma escola municipal, da rede regular de ensino, na cidade de Canoas, Rio Grande do Sul. Inserida em contexto de vulnerabilidade social. A condução desta intervenção foi coordenada pelo Núcleo de atendimento a vítimas de violência, da faculdade Luterana do Brasil - ULBRA.

Participaram deste projeto os alunos do 1° ao 6° ano do ensino fundamental, sendo 12 turmas, totalizando 240 participantes.

As intervenções ocorreram no período letivo de março à junho de 2018, com duração de 50 minutos cada, com frequência semanal.  Paralelamente, foram realizados supervisões, seminários e grupos de estudos. Favorecendo o conhecimento dos profissionais envolvidos e estimulando a troca de saberes e experiencias durante o projeto

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Ao longo do semestre trabalhado com as crianças, foi possível perceber uma melhora significativa no comportamento das mesmas, na capacidade de reconhecer os seus próprios sentimentos e entende-los, passaram a enxergar e compreender melhor os outros, além de conseguirem entender as formas em que a violência pode ser manifestada e a relação dela com os sentimentos de cada um; podendo dessa forma, enfrentar melhor as situações que vivem no dia-a-dia.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O projeto é pioneiro que buscou dentro das emoções e os sentimentos fortalecer as Crianças para aprenderem a lidar com situações de violência dentro de casa, na escola e fora dela.

 

 


Texto completo: RESUMO