Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

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ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA EM MEDIAÇÃO FAMILIAR: INTERLOCUÇÃO INTERINSTITUCIONAL DE EXPERIÊNCIA DOCENTE
Claudia Deitos Giongo, Ana Carolina Quintela

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


O trabalho problematiza atividades de mediação extrajudicial, realizadas no Centro de Referência em Mediação e Conciliação –CRMC, por alunos de duas instituições de ensino superior, Centro Universitário FADERGS e a ULBRA, selecionadas no Edital de Chamamento Público nº 1/2017 da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul. Após conclusão das atividades no primeiro semestre de 2018, as docentes responsáveis compartilharam experiência realizada, restando demonstrada que a metodologia e os resultados obtidos são semelhantes, sendo possível apresentar os dados de maneira compartilhada. Nestas instituições foi realizado processo seletivo de alunos, capacitação, atendimentos no CRMC e supervisão das atividades. Quanto ao processo seletivo cada instituição definiu critérios: na FADERGS foram selecionados 15 alunos do curso de Direito, todos com algum conhecimento prévio em mediação. Já já na ULBRA se inscreveram no projeto 34 alunos, sendo 16 do curso de Direito e 18 do curso de Serviço Social, sendo que todos participaram do processo de capacitação, sendo selecionados os 15 alunos que alcançaram 100% de presença. Em ambas instituições foram realizadas 30 horas de capacitação, para nivelamento conceitual e metodológico, reunião com a equipe do CRMC e participação do Programa de Educação em Direito das Famílias. A partir da capacitação, os alunos atuaram como observadores e mediandores, sendo supervisionados pelas três docentes responsáveis. Foram agendadas 48 mediações nos meses compreendidos entre abril a julho, totalizando 136 horas de projeto. Foram elaborados um total de 27 termos de atendimento e 20 termos de entendimento. Os resultados do projeto incidem em três eixos, que se apresentam articulados entre si: a) mediações que viabilizaram autonomia dos envolvidos na resolução do conflito, o que significa que 40 núcleos familiares melhoraram a comunicação entre si e definiram como desejavam manter convivência e sustento; b) processos de gestão e planejamento - as duas universidades protagonizaram parceria com a Defensoria e puderam colaborar na consolidação da mediação neste espaço, bem como proporcionaram que alunos desenvolvessem habilidades e competências para mediar conflitos e c) processos político-organizativos, o que favorece a construção de nova ordem societária, balizada pela cultura de paz.

Texto completo: RESUMO