Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

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DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO NUTRICIONAL DE ESCOLARES
Fabiane Nitzke da Silva, Suani Almeida Farias

Última alteração: 03-10-2018

Resumo


Introdução: De acordo com a OMS estima-se que 41 milhões de crianças menores de cinco anos sejam obesas ou estejam acima do peso no mundo, consequência das alterações comportamentais que privilegiam dietas não saudáveis como o consumo elevado de alimentos ricos em gorduras, açúcares e sal, e em paralelo a inatividade física. A promoção da saúde com caráter promocional e preventivo é considerada uma estratégia relevante no processo saúde-doença. A integração entre educação e saúde constitui ferramenta indispensável na melhoria da qualidade de vida.  Assim a escola se ressalta por ser um ambiente promissor e de grande repercussão em desenvolver um processo de aprendizagem em saúde, atingindo a saúde dos alunos e da sua comunidade. O Projeto de Extensão Promoção e Prevenção da Saúde do Escolar com ênfase em Educação Nutricional busca integrar os acadêmicos voluntários aos escolares da rede de escolas ULBRA e contexto familiar, através estratégias de educação alimentar com materiais didáticos a fim de proporcionar a promoção e educação da saúde. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de materiais didáticos que serão utilizados nas futuras intervenções. Metodologia: Estudo descritivo realizado no primeiro semestre de 2018 com uma equipe composta por uma nutricionista responsável, e oito alunas que cursaram a disciplina de Nutrição e Reeducação Alimentar do curso Tecnólogo de Estética e Cosmética. Resultados e discussão: Os materiais didáticos produzidos foram fantasias de frutas; cartões com imagens de alimentos saudáveis e não saudáveis; figuras de alimentos para compor a Pirâmide Alimentar; fantoches para teatro; e folder para orientação de uma lancheira saudável. Considerações finais: Estas ferramentas educativas poderão orientar intervenções de educação alimentar e nutricional no ambiente escolar.  Tais estratégias devem estar baseadas em referenciais teóricos com respaldo científico, e estar em sintonia com a filosofia e missão de cada instituição de educação.


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