Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
PROJETO DE EXTENSÃO ODONTOLÓGICO E PROCEDIMENTOS BUCOMAXILOFACIAIS EM ANIMAIS DOMÉSTICOS – GRUPO DE ANESTESIOLOGIA
Wendel Dietze, Leticia Sebastiany, Leandro Fadel, Inês Witz

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


INTRODUÇÃO

Os projetos de extensão são atividades desenvolvidas pela universidade que aproxima os alunos a comunidade. Este projeto tem o objetivo de executar procedimentos odontológicos em animais com tutores de baixa renda. Diferente da odontologia humana, para realizar o procedimento o paciente necessita estar anestesiado, o que caracteriza o projeto não só como uma atividade que desenvolve técnicas relacionadas à odontologia, mas também à anestesiologia veterinária.

 

METODOLOGIA

O projeto ocorre semestralmente, uma vez por semana, atendendo os animais da comunidade de baixa renda. Os alunos que compõem o grupo de anestesiologia são selecionados por avaliação de currículo e coordenados por um professor de anestesia. Neste período, 6 alunos são escolhidos e divididos em duplas para realizar todos os procedimentos anestésicos do projeto.

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

No período de março até julho do corrente ano, foram anestesiados quarenta e seis pacientes. Classificados em 24 machos e 22 fêmeas, sendo 45 caninos e 1 felino. Observou-se também que 32 animais possuíam mais que 8 anos de idade. Todos os animais submetidos a procedimentos realizaram uma consulta, exames de sangue (hemograma e bioquímicos séricos) e eletrocardiograma obrigatoriamente como pré operatório. Observa-se que 86% são pacientes com idade acima de 8 anos. Estes pacientes idosos necessitam de uma atenção maior na monitoração e na escolha dos protocolos de fármacos anestésicos. Além disso, também relacionado a idade, comumente possuem outras doenças concomitantes, justificando as avaliações pré cirúrgicas e o apoio de um professor anestesista para orientar e intervir caso necessário.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O projeto presta um serviço revelante para a comunidade e enriquece o conhecimento dos alunos de forma prática. Neste modelo, nenhuma intercorrência ocorreu nas anestesias do semestre.


Texto completo: RESUMO  |  POSTER