Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DA ARTE NA FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA
Matheus Palmeiro Minuzzi, Dafne Jemina Millani da Silva Pinheiro, Maikon Douglas Soares Gomes, Francielli Ribeiro Inda, Catiele dos Santos, Janaina Michel Paroli, Maria da Conceição Ferreira Gonçalves, Thainá Bastos Silveira, Everson Fernando Silva de Araujo, Amanda Hoenisch Diehl, Luis Henrique Ramalho Pereira

Última alteração: 23-10-2018

Resumo


Este artigo apresenta o relato das atividades desenvolvidas em um dos eixos de trabalho da Clínica de Estudos e Práticas Psicológicas (CEPPSI) da Ulbra Campus Santa Maria, denominado ArtPsi. Tal eixo se propõe a discutir a respeito da importância da arte na formação profissional do psicólogo, realizando intervenções por meio de oficinas (estamparia, colagens, pintura), concurso de fotografia, seminários, entre outras. Para alcançar seus objetivos, o estudo adotará como metodologia de pesquisa o relato de experiência. Espera-se que este relato possa abrir possibilidades para utilização da arte na formação do psicólogo como forma de compreensão das experiências humanas.

O eixo de estudos e pesquisa Artpsi foi pensado em agosto de 2017 a partir do eixo Clube do Livro, já que este não estava em funcionamento. Os eixos de trabalho foram criados pela coordenação e alunos da Clínica de Estudos e Práticas Psicológicas (CEPPSI) da Ulbra Campus Santa Maria com o objetivo de envolver os acadêmicos na produção científica e atividades extraclasse. A partir das reflexões de como despertar o interesse dos colegas para pesquisa durante a graduação a arte e suas manifestações foi a escolha, servindo de atrativo para as diversas atividades propostas. O Artpsi tem como objetivo aproximar os acadêmicos de psicologia às diversas manifestações da Arte como: literatura, música, teatro, fotografia e outros na busca da autonomia no processo de construção do conhecimento proporcionando ao aluno de psicologia um espaço de criação, apreciação e comunicação através das ações desenvolvidas em nossa cidade, conhecendo a cultura e a realidade da região.

 

 

 


¹Acadêmica do Curso de Psicologia ULBRA - Santa Maria:jemillanipinheiro@gmail.com

2Acadêmica do Curso de Psicologia ULBRA - Santa Maria: janamichel@gmail.com

3 Acadêmica do Curso de Psicologia ULBRA - Santa Maria: catieli.lb@hotmail.com

4 Acadêmica do Curso de Psicologia ULBRA - Santa Maria: maria.goncalves@ulbra.br

5 Responsáveltécnica pela CEPPSI/ULBRA – Santa Maria: amandadiehl@hotmail.com

6 Coordenador do Curso de Psicologia ULBRA – Santa Maria: luis.ramalho@ ulbra.br

 

A partir a apresentação do referido eixo, o presente trabalho visa refletir sobre o uso da arte na formação do psicólogo e, em específico, dissertar acerca dos principais recursos artísticos que podem ser utilizados pelos graduandos em psicologia e quando já formados em sua atuação profissional.

Os alunos que fazem parte do eixo Artpsi foram convidados a participar por demonstrar interesse na proposta do grupo e estar fazendo estágio em clínica ou já ter passado por esta. Os encontros são semanais geralmente com uma hora de duração na sala de reuniões da CEPPSI.

Durante o segundo semestre de 2017 as atividades foram baseadas no tema do ano sobre adolescência, e pensando nesta faixa etária, convidamos a escritora infanto-juvenil Nikelen Witter para falar sobre a importância da literatura para o desenvolvimento do adolescente. Para convidar a comunidade acadêmica para esta roda de conversa foi realizada uma oficina de marca páginas aberta para todos os cursos. Nesta oficina foi disponibilizado material para confecção de marca páginas e os participantes convidados a refletir sobre a importância da leitura, assim como a integração das diversas áreas do saber. No ano de 2018 o tema de trabalho foi a infância onde foi possível realizar um mural de recortes denominado “a construção da infância” e os colegas foram convidados a assistir um documentário sobre a infância em diferentes contextos socioeconômicos existentes no Brasil.

A última atividade desenvolvida no eixo Artpsi durante o presente ano é o concurso fotográfico intitulado “Infância em foco” que tem o objetivo de promover o primeiro Congresso de Psicologia da ULBRA Santa Maria através das redes sociais, assim como retratar a infância através de diferentes lentes dentro de quatro categorias: interação com a família, interação com a cidade, interação com a escola e o brincar.

Ao considerarmos a arte como uma grande área de conhecimento que se ocupa de diferentes linguagens, como a literatura, a música, a dança, as artes visuais e que fazem parte de um grande campo artístico, o eixo Artpsi vem desenvolvendo atividades nesta linha que despertem no acadêmico de psicologia seu olhar para o ser humano através destas manifestações artísticas.

Partindo da premissa que o homem é um ser social e que está inserido numa determinada cultura, e que o psicólogo trabalha as demandas deste sujeito, faz-se necessário conhecê-lo não só através das teorias, mas por meio da Arte que possibilita o desenvolvimento pessoal além do conhecimento técnico por meio de experiências capazes de mudar a forma de ver-se e de ver os outros.

O contato com a obra de arte aproxima as pessoas das características constituintes da condição humana, como alegria, medo, tristeza, angústia, saudade, esperança (SILVA,2014, p.101). É este material que o psicólogo vai trabalhar   com seu paciente. A arte e a cultura nos constituem e são formas de pensar para além dos livros, com diversas formas de manifestações artísticas como: literatura, artes plásticas, artes cênicas, psicodrama, fotografia, música, expressão corporal, entre outras. Buscando suprir este desejo de estudarmos o ser humano a arte proporciona alternativas de comunicar-se e compreender-se.

Somente a experiência não dá garantias de um sucesso profissional, mas a união de estudo, prática e experiências são importantes na caminhada do acadêmico, por isso a formação do psicólogo vai além da sala de aula, atravessa continentes, crenças e culturas diferentes (YUKIMITSU,1999, p.21). Nesta perspectiva ampliar o conhecimento sobre a arte se faz necessário desde o ingresso na graduação. Quando pensamos em uma formação profissional devemos considerar o sujeito como um todo, especificamente, no que se refere à constituição como psicólogo. Este espaço tem proporcionado a realização de atividades extraclasse enriquecendo a bagagem de cada estudante, pois é papel da universidade também pensar além da grade curricular de conteúdo a serem ministrados e oportunizar experiências para a vida aos seus discentes.

Durante a graduação o aluno acaba deixando de lado as atividades ligadas a arte em virtude do grande número de leituras, estudos teóricos voltados para a produção científica e conteúdos necessários para a base da formação em psicologia. Nesta falta de tempo para criação o eixo Artpsi entra para retomar seus hábitos e habilidades outrora desenvolvidos. A literatura como uma das diversas formas de expressão da arte se faz imprescindível no desenvolvimento acadêmico como instrumento no aprendizado de conteúdos psicol


Texto completo: RESUMO