Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
EXPERIÊNCIA DO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA NO PROJETO DE EXTENSÃO “SERVIÇO FONO E ODONTOLÓGICO DE SUPORTE AO PACIENTE ONCOLÓGICO"- UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
Kaciane Schmitz, Jéssica Hallam Kehl, Kaciane Schmitz, Thainá Flores Lemes, Cristine Leal Martins, Sérgio Augusto Migues

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


Câncer é um termo genérico que designa um grande grupo de doenças que podem acometer qualquer parte do corpo. Determinar o diagnóstico correto para estes pacientes, implica no desenvolvimento de um tratamento adequado e eficaz, que objetiva a cura do câncer ou a melhora da qualidade de vida do paciente com cuidados paliativos. Ele pode ser tratado a partir da radioterapia, quimioterapia e das intervenções cirúrgicas, podendo estes métodos serem utilizados de forma isolada ou combinada, trazendo complicações buco-maxilo-faciais agudas e crônicas que incluem dermatites, mucosites, xerostomia, cáries, disgeusia, infecções e outras.

As alterações advindas do tratamento geram complicações e sequelas que envolverão uma equipe multidisciplinar, formada por cirurgiões dentistas, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros profissionais, necessitando do trabalho conjunto para que o paciente tenha condições de reestabelecimento. Com o objetivo de oferecer aos alunos da Fonoaudiologia, junto aos alunos do curso de Odontologia, a oportunidade de vivenciar o trabalho multidisciplinar, foi estabelecida parceria dos dois cursos da ULBRA, campus Canoas e desenvolveu-se o projeto piloto para a participação e integração do curso de Fonoaudiologia no projeto de extensão intitulado “Serviço odontológico e fonoaudiológico de suporte ao paciente oncológico”, iniciado em março de 2018.

No decorrer do trabalho, houve a capacitação dos alunos, com estudo regular da literatura e evidência científica atualizadas, atendimentos conjuntos semanais de pacientes oncológicos em tempos pré, trans e/ou pós terapias antineoplásicas, principalmente a radioterapia. O desenvolvimento de seminários visando àintegração e interação dos alunos e professores participantes do projeto também fez parte do planejamento a fim de integrar e capacitar as equipes ao atendimento interdisciplinar.

Ao final dos trabalhos desenvolvidos, houve um consenso quanto ao alcance da meta inicialmente proposta, de integração dos cursos visando o bem estar do paciente, contribuindo com a melhora da qualidade de vida destes.


 


Texto completo: RESUMO  |  POSTER