Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
TUMOR VENÉREO TRANSMISSÍVEL EM REGIÃO PERIANAL DE CÃO: RELATO DE CASO
Melanie Piper, Anamaria Telles Esmeraldino, André Puzyna, Vanessa Perlin Ferraro de Ávila, Gisele Suprinyak Huber

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


Introdução

O tumor venéreo transmissível (TVT) é uma neoplasia de células redondas. Ocorre primariamente em superfícies de mucosa da genitália externa de cães machos e fêmeas, mas pode ser transplantado em outros locais e transmitido para outros cães através da lambedura e contato direto com o tumor (NELSON; COUTO, 2010). O presente relato descreve o achado de uma massa em região perianal na qual foi feita biópsia aspirativa por agulha fina (BAAF) teve como diagnóstico do citopatológico TVT. Embora o tumor seja bastante comum em cães, a localização perianal, neste caso, pode causar dificuldades no diagnóstico.

 

Relato de caso

Foi atendido no Hospital Veterinário da ULBRA, um canino, macho, sem raça definida. Os tutores relataram que o animal havia sido resgatado da rua e que havia passado por intervenção cirúrgica para correção de prolapso de reto. Após dois meses da cirurgia, apareceu um nódulo na região perianal com secreção sanguinolenta e dor intensa. Ao exame clínico, foi vista uma massa ulcerada de pequenos múltiplos nódulos que media cerca de 3,5 centímetros de diâmetro, de coloração avermelhada e sangrante. Foi realizada uma coleta através do uso da técnica da biópsia aspirativa por agulha fina e foi então diagnosticado TVT através do exame citopatológico.

 

Discussão

A transmissão do TVT ocorre por transplante de células durante a cópula ou por contato entre os animais sadios e os portadores da neoplasia (FOSTER, 2013). Os cães com maior risco são os que vivem livremente nas ruas. Quando em localização extragenital, o diagnóstico preciso de TVT primário ou metastático só pode ser firmado com o auxílio de exame citológico (por impressão da massa em lâmina, esfoliação, punção aspirativa com agulha fina) ou histopatológico (COSTA, 2016).

 

Descritores: tumor venéreo transmissível, biópsia aspirativa por agulha fina e citopatologia.

Bibliografia:

COSTA, M.T.; CASTRO,K.F.;Tumor Venéreo Transmissível. In: DALECK, C.R.; NARDI, A.B. Oncologia em cães e gatos: 2.ed. Rio de Janeiro: Roca, 2016.

FOSTER, A.R.; Sistema Reprodutor do Macho. In: ZACHARY J.F.; McGAVIN, M.D. Bases da Patologia em Veterinária: 5.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

NELSON, R.W.; COUTO C. G. Distúrbios do Pênis, Prepúcio e Testículos. In: NELSON, R.W.; COUTO, C. G. Medicina Interna de Pequenos Animais. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.


Texto completo: POSTER