Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
O JOGO DA PREVENÇÃO: TODOS POR UMA VIDA SAUDÁVEL
Victoria Borques Santana, Alice de Medeiros Zelmanowicz, Thaís Vanessa Salvador, Thaís Zilles Fritsch, Bruna Antunes Martins, Júlia Schlöttgen, Anna Cleuza Andrade Gomes, Patrícia Carvalho, Raphael Maciel da Silva Caballero

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


INTRODUÇÃO:Estima-se a ocorrência de 600 mil casos novos de câncer no Brasil em 2019, sendo grande parte deles evitáveis, por serem associados a estilo de vida e fatores ambientais. Comportamentos adquiridos na infância e adolescência podem determinar a saúde do adulto, visto que as escolhas no início da vida, tais como consumo de tabaco e álcool, uso de preservativo, entre outros, influenciam sua saúde ao longo dos anos seguintes, tornando-o mais ou menos propenso ao desenvolvimento da doença. Assim, a atividade de Jogos da Prevenção do Câncer traz uma proposta de promoção da saúde por meio da educação, a partir da interação entre alunos, professores e profissionais da saúde, promovendo de maneira lúdica a construção do conhecimento para melhor qualidade de vida.

OBJETIVOS:Promoção da saúde, qualidade de vida, mudança de hábitos e diminuição da exposição a fatores de riscos para câncer.METODOLOGIA:Inicialmente, realizou-se uma roda de conversa, na qual hábitos de vida dos participantes foram questionados e informações sobre o câncer e suas formas de prevenção, abordadas para contextualização. Conjuntamente, um Quiz sobre fatores de risco, com mitos e verdades, foi aplicado. Em seguida, os alunos participaram de um jogo de tabuleiro de chão, construído com material reciclável, a fim de consolidar as informações de maneira lúdica. A intervenção ocorreu primeiramente em uma escola na cidade de Viamão e, posteriormente, no Congresso do Hospital Santa Rita 2018 onde foram recebidos professores e alunos de 15 escolas públicas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO:Obteve-se grande aceitação, tanto pelos professores quanto pelos alunos, que unanimemente avaliaram a atividade como positiva e com alto nível de aprendizagem. Relatos dos alunos mostraram que a forma interativa os instiga à participação, diferentemente de aulas unicamente expositivas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS: A grande receptividade dos alunos expõe a viabilidade da realização das atividades propostas, abrindo oportunidades para o crescimento do projeto, a fim de alcançar um número cada vez maior de estudantes e promover sua saúde e bem-estar. Tais atividades visam à prevenção do câncer e a minimização de fatores predisponentes a tal doença no dia a dia dos participantes.


Texto completo: POSTER