Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
ESTUDO SOBRE ANALISE DIMENSIONAL DE UM PNEU AUTOMOTIVO PARA UM VEICULO ELÉTRICO
Miguel Afonso Flach, Daivid Guilherme Flach Taborda, Renan Chiesa Weingärtner, Anelise Prado, Jeferson Weisheimer, Andrey Cardoso de Melos, Rodrigo Gomes Oliveira

Última alteração: 03-10-2018

Resumo


Este artigo tem como finalidade estudar e analisar um determinado tipo de pneu para aplicação em um veículo elétrico solar que tenha uma eficiência energética para transitar em meios urbanos, que está sendo desenvolvido na universidade da Ulbra, pelo grupo solartech com apoio de empresas privadas patrocinadoras e incentivadoras de novas ideias, novas tecnologias e apoiadoras de estudos no setor automobilísticos,No artigo visando descrever a história do pneu e a ciência, ressalta o uso de tecnologias para sua construção, demonstra conceitos com base de aplicação nos campos da física e química.Determinando seu comportamento mecânico em pista, e o tipo de material a ser utilizado para o pneu obter certas funcionalidades, analisando e modificando seu material visando conhecer os fatores que influenciam em suas características singulares, como dureza da borracha, resistência a rolagem, flexibilidade, sendo que o processo chave para a borracha se tornar o pneu que é utilizado nos automóveis é o processo de vulcanização aonde utiliza-se o enxofre para que ocorra uma reação química e a borracha se interliga para aumento de dureza e resistência a desgaste, que está diretamente ligado a dois fatores como o ruído que o pneu gera na rodagem e o consumo de energia que é necessário para tracionar o veículo.Conhecendo e analisando o comportamento do pneu em algumas situações de simulação não real utilizando modelo matemático, pode-se determinar a velocidade máxima que o veículo pode chegar antes que ocorra uma derrapagem, a aplicação do pneu no veicular elétrico tem como objetivo passar situações como transito em asfalto com chuva ou sem chuva, terrenos sinuosos, lombas, curvas, levando sempre como prioridade a segurança, conforto e estabilidade do veículo para uma melhor dirigibilidade do condutor.

Texto completo: RESUMO  |  POSTER