Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

Tamanho da fonte: 
A LUDICIDADE EM FOCO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
BRUNA MARIELI REINHEIMER, CLARISSA DE ASSIS OLGIN

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


No dia 05 de maio do ano de dois mil e dezoito ocorreu o evento intitulado “Dia da Matemática”, realizado pelo Curso de Licenciatura em Matemática e pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil, Canoas/RS. O evento ofertou diversas oficinas pedagógicas direcionadas ao Ensino da Matemática. Desta forma, foi planejada, desenvolvida e avaliada a oficina “A ludicidade nos anos finais do Ensino Fundamental”, a qual foi desenvolvida na disciplina de Estágio em Matemática IV. A oficina teve por objetivo abordar o lúdico na aprendizagem escolar, através das atividades pedagógicas no ensino da matemática para os discentes dos anos finais do ensino fundamental. Proposta esta, estabelecida a partir da necessidade de potencializar o ensino dos conteúdos matemáticos, como também pelo fato de que muitos alunos apresentam dificuldades na disciplina de Matemática. Para tanto, essa atividade foi baseada em uma abordagem qualitativa, pois se buscou compreender a importância da elaboração de atividades lúdicas para o processo de ensino e aprendizagem dos conhecimentos matemáticos, mesmo quando se trabalha com jovens e adolescentes. A oficina desenvolveu-se em três etapas: no primeiro momento foi abordada a ludicidade no processo de ensino-aprendizagem, expondo alguns benefícios, cuidados e importância desde o planejamento das atividades para a utilização do lúdico em sala de aula; em seguida houve um momento de trocas e experimentações, onde foram apresentados jogos didáticos envolvendo os conteúdos de números inteiros, expressões numéricas, geometria plana, as quatro operações básicas e raciocínio lógico. Foi este momento que recebeu maior destaque durante a oficina, visto que os participantes foram participativos e compartilharam ideias de adaptações das atividades propostas; para encerrar propôs-se um momento de reflexão sobre as atividades desenvolvidas e sobre o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem. Sendo assim, destaca-se que a partir da realização desta oficina, desde o seu planejamento, ressaltou a importância da realização de atividades de cunho pedagógico na formação do graduando como na continuidade da formação do professor. Destacando ainda, a eficácia de atividades específicas às peculiaridades de cada grupo ou até mesmo cada aluno, conseguindo assim uma maior reciprocidade dos alunos para com a disciplina, afim de estabelecer uma educação de qualidade, a partir de uma aprendizagem significativa e prazerosa.


Texto completo: POSTER