Eventos ULBRA, X Salão de Extensão (Canoas)

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CINEMA COMO UM INSTRUMENTO A SERVIÇO DO PSICÓLOGO: INTERVENÇÃO COMO POSSIBILIDADE DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA
Carlita dos Santos Borba, Luciano Anchieta Benitez, Amanda Hoenisch Diehl, Mariana de Almeida Pfitscher, Luis Henrique Ramalho Pereira

Última alteração: 10-09-2018

Resumo


INTRODUÇÃO: A proposta deste trabalho é relatar uma intervenção acadêmica piloto na área da Psicologia Comunitária, com ênfase em processos educativos, realizada através de um projeto, denominado Pipocando, que promove ações comunitárias através de dispositivos de arte e cultura, como artes visuais e literatura. As ações do projeto aliam cinema, arte e psicologia, em ações que se coadunam com os objetivos do Núcleo de Apoio às Escolas – NAE, projeto do Curso de Psicologia da ULBRA Santa Maria, a saber: promoção de espaços de reflexão, produção de subjetividades e construção de conhecimentos, a partir da apresentação de ciclos itinerantes de cinema nas escolas referenciadas pelo Núcleo. METODOLOGIA: A metodologia utilizada na intervenção realizada foi a pesquisa participante, que tem sua fundamentação na filosofia da práxis. Epistemologicamente, esse método relaciona-se com o materialismo histórico-dialético, que possui um a visão de homem em sua totalidade, considerando as potencialidades e capacidades de criação de sua própria história. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A atuação da psicologia na educação acontece em diferentes âmbitos, fazendo com que a articulação da psicologia com a educação assuma distintas e variadas formas. Acredita-se que as imagens de cena ou um diálogo podem ser objeto de estudo onde se amplia a percepção sobre a obra de arte e sobre a realidade que se desdobra nas imagens projetadas na tela. A demanda do local era para acompanhamento de um grupo de vinte e cinco adolescentes que participam do Projeto Social em turno inverso ao da escola. O tema principal era o enfrentamento da violência. Foi realizada uma oficina em um turno, na qual foram utilizados curtas metragens, história da arte e literatura, seguidos de discussões, reflexões e produções artísticas realizadas pelos participantes, como forma de expressão e produção de subjetividades. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Objetiva-se a promoção de uma perspectiva mais abrangente do cinema, permitindo uma contextualização cultural da produção artística. O Projeto tenciona ser um agente propositor de novos paradigmas para a atividade cinematográfica e de políticas públicas.


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