Eventos ULBRA, Semana do Bebê de Canela

Tamanho da fonte: 
OFICINAS “SEXUALIDADE, GRAVIDEZ E DROGADIÇÃO” NA SEMANA DO BEBÊ DE CANOAS 2018: QUAL O CONHECIMENTO PRÉVIO DO ADOLESCENTE QUANTO À SEXUALIDADE?
Marina Becker Klein, Fabricio Wilsmann Curi Pereira, Kathleen Adrielli Ferreira dos Santos, Bruna Mirley Cavalcante Barreto, Aline Groff Vivian

Última alteração: 08-05-2019

Resumo


INTRODUÇÃO: A juventude torna-se importante quanto a preocupação com problemas que atingem jovens de todo planeta, como: saúde sexual, a gravidez precoce e ISTs¹. OBJETIVO: Verificar os conhecimentos dos alunos adolescentes das escolas de Canoas detêm sobre “Sexualidade, gravidez e drogadição”. METODOLOGIA: Estudo descritivo, utilizando questionário padronizado. Acadêmicos de Medicina da ULBRA previamente capacitados ministraram as oficinas. Os encontros ocorreram nas salas de aula, com turmas do 6º ao 9º ano de escolas municipais e estaduais de Canoas sem a presença do professor. Realizou-se um questionário prévio a oficina de 6 perguntas. RESULTADOS: Participaram 455 adolescentes, dos quais, 61% já haviam tido relação sexual, 90% possuía conhecimento quanto à proteção da camisinha contra IST’s e gravidez, 78% conhecia alguém que usa drogas, 34% acreditam que sexo anal e oral geram gravidez, 24% possuíam conhecimento que a camisinha previne gravidez e IST’s e 11% não têm conhecimento que sexo anal e oral transmitem IST’s. CONCLUSÃO: Verificou-se a existência de dúvidas e desconhecimento quanto ao uso de preservativos, saúde sexual e gravidez, refletindo a necessidade de saciar dúvidas sobre assuntos habitualmente tratados como tabu. ² O livre diálogo permite a busca de conhecimento e atua como fator preventivo da gestação adolescente³.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Texto completo: RESUMO  |  POSTER