Eventos ULBRA, Semana do Bebê de Canela

Tamanho da fonte: 
BRINCANDO PARA APRENDER: PERCEPÇÃO DE CIRURGIÕES PEDIÁTRICOS SOBRE OS PROJETOS DE EXTENSÃO DURANTE A FORMAÇÃO MÉDICA
Priscila Martins Langbecker, Vitor Sossai Bozzi, Carmen Esther Rieth

Última alteração: 08-05-2019

Resumo


LANGBECKER, P. M1

BOZZI, V. S2

RIETH, C. E3

RESUMO

Vivências práticas durante a graduação de medicina fazem com que o futuro médico consiga uma relação de maior proximidade com o paciente. Projetos como o “Brincando e Aprendendo” - desenvolvido por alunos da medicina, pedagogia e psicologia, que promovem um espaço lúdico para crianças hospitalizadas - corroboram para essa formação. O objetivo é avaliar a percepção dos cirurgiões pediátricos em relação aos projetos de extensão voltados para o brincar na formação acadêmica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com aplicação de questionário estruturado com três cirurgiões pediátricos de um hospital da região do Vale do Sinos, e analisado através da Análise Temática de Minayo (2010). Foram identificadas duas categorias: influência de projetos que utilizam o brincar como mecanismo de capacitação (conhecimento de brincadeiras, experiências práticas) e  aprendizagem da relação médico e paciente (desenvolvimento da empatia, compaixão e qualificação do atendimento). Observou-se que os cirurgiões pesquisados avaliam de maneira positiva as experiência práticas e acreditam que o projeto “Brincando e Aprendendo” tem o mesmo propósito. Considera-se fundamental o papel de projetos de extensão durante a graduação como forma de preparar futuros médicos, permitindo que o profissional adquira discernimento para utilizar das abordagens lúdicas na redução dos efeitos de uma situação potencialmente traumática.

 

Palavras–chave: brincar; graduação; projetos de extensão.

Referências bibliográficas:

KUMAMOTO, Laura H; Apoio à Criança Hospitalizada: Proposta de Intervenção Lúdica. 2004. 8 f. 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária; 12 a 15 de set 2004; Belo Horizonte. 2004.

______________________________

1Acadêmica de Medicina da Universidade Feevale. E-mail: prilangbecker@gmail.com

2Acadêmico de Medicina da Universidade Feevale. E-mail: vitorbozzi@hotmail.com

3Psicóloga, mestre em Saúde Coletiva, docente dos Cursos de Psicologia e Medicina da Universidade Feevale. E-mail: cerieth@gmail.com

 


Texto completo: RESUMO  |  POSTER