Eventos ULBRA, III ENCONTRO DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA ULBRA

Tamanho da fonte: 
A Importância da Avaliação Nutricional para um Cirurgia Segura
Isadora Martins Da Silva Stumpf, Larissa Vargas Vieira, Luísa Reali Ferri, Renata Clarentino Pastore, Antônio Weston

Última alteração: 28-11-2018

Resumo


Introdução: Em situações invasivas como uma cirurgia, a avaliação nutricional é de suma importância para o paciente. Um desequilíbrio nutricional influencia nos resultados de vários tipos de tratamento cirúrgicos, associando-se a um maior número de complicações, índices de mortalidade elevados, maiores custos hospitalares e tempo de internação, além de alterar o estado imunológico e reduzir a defesa do organismo contra as doenças infecciosas. As medidas corpóreas gerais como, peso e altura, são avaliadas com facilidade, podendo dar importantes informações sobre o estado nutricional. Há uma relação entre as deficiências proteicas e a morbidade pós-cirúrgica. Para tanto, métodos como o número de linfócitos e a concentração de pré-albumina são utilizados em tais avaliações. Objetivo: Aborda a importância da avaliação do estado nutricional do paciente cirúrgico no pré e no pós-operatório. Método: Foram analisados artigos buscados em bases de dados, como Scielo, LILACS, e realizamos uma revisão de literatura narrativa, integrando artigos que consideramos relevantes ao assunto. Resultados: Os resultados observados em todos os artigos mostram que todas as unidades hospitalares que possuem o serviço de cirurgia utilizam um método de avaliação nutricional pré e pós-operatórias. Pode haver peculiaridades na metodologia utilizada pelas instituições, porém todas seguem uma base comum de medidas, como o IMC e concentração sérica de albumina. Essas diferenças ocorrem devido ao tipo de cirurgia, local e órgão a serem operados, tais como: cabeça e pescoço, bariátrica, cardíacas, abdominais. Fatores como idade e sexo também influenciam nessas particularidades. Conclusão: A avaliação pré-operatória minuciosa é fundamental para identificar e tratar pacientes que apresentam risco nutricional, o que possibilita a redução de complicações pós-operatórias, tornando-se indispensável a utilização de métodos subjetivos e objetivos para uma melhor fidedignidade do diagnóstico ou prognóstico nutricional. Em função disso, a aferição do peso e a necessidade da sua associação com outros indicadores no processo de triagem e monitoramento nutricional, corroboram para o sucesso do tratamento, melhores desfechos clínicos, redução da mortalidade e dos custos hospitalares.

Referências:

  1. Aguiar FJ, Nemer DS, Leme LEG. Estado nutricional e evolução de cirurgias ortopédicas de urgência em idosos. Acta Ortop Bras. 2011;19(5):293-8.
  2. Leite LO, Souza CO, Sacramento JM. Nutritional risk by Method Nutritional Risk Screening - 2002 of patients in preoperative in a public hospital In Salvador city – Bahia
  3. Dalpino FB, Salzano JT, Junqueira KB. Estudo dos Fatores de Risco das Infecções Pós-Operatórias em Cirurgia de Cabeça e Pescoço.
  4. Degani-Costa LH, Faresina SM, Falcão LFR. Avaliação pré-operatória do paciente pneumopata . Rev. Bras. Anestesiol. 2014 Feb;  64( 1 ): 22-34.
  5. Rocha NP, Fortes RC. Use of the total count and lymphocyte serum albumin as predictors nutritional risk in surgical patients. Com. Ciências Saúde. 2013; 24(1): 51-64
  6. Bianchi RCG, Souza JN, Giaciani CA, Hoehr NF, Toro IFC. Fatores prognósticos em complicações pós-operatórias de ressecção pulmonar: análise de pré-albumina, tempo de ventilação mecânica e outros. J. bras. pneumol. 2006 Dez;  32( 6 ): 489-494.
  7. Dias CA, Burgos MGPA. Diagnóstico nutricional de pacientes cirúrgicos. ABCD, arq. bras. cir. dig. 2009  Mar;  22( 1 ): 2-6.