Eventos ULBRA, III ENCONTRO DOS ACADÊMICOS DE MEDICINA ULBRA

Tamanho da fonte: 
TELEMEDICINA: Contextualizando na medicina e na saúde na segurança assistencial.
Solange Machado Guimarães, Jose Antônio Guimarães Flores, Rossana Farina Paczkoski, Ana Lúcia da Costa Albrecht, Antonio Carlo Weston

Última alteração: 03-12-2018

Resumo


INTRODUÇÃO: A telemedicina é uma ferramenta no uso de tecnologias da comunicação e da informação na saúde, treinamento e informação para provedores de assistência médica e paciente no que tange à prevenção, diagnóstico e tratamento, em uma realidade na qual a população se apresenta crescentemente longeva e de mudanças nas características de saúde e doença, com particular prevalência de doenças crônicas¹-². OBJETIVO: Discorrer sobre a telemedicina no contexto da saúde e da medicina e no impacto da transformação da cultura hospitalar sobre a segurança  assistencial. MÉTODO: Revisão bibliográfica com consulta à base de dados eletrônicos, artigos de acordo com o tema, possibilitando a síntese e posterior análise do conhecimento já produzido e publicado sobre o tema. RESULTADOS: As modalidades, segundo Sabattine²,³ mais comuns de telemedicina são o telediagnóstico, a teleconsulta, a telemonitoração, a teleterapia e  na teledidática (educação ou treinamento à distância) em saúde. No Brasil, esta tecnologia é utilizada na cardiologia, radiologia, dermatologia e medicina nuclear. Além disso, a internet otimiza os serviços on-line de segunda opinião. ²-4 Destaca-se, que do ponto de vista econômico, a telemedicina se constitui em uma área estratégica por seu potencial intrínseco de ser fonte geradora de inovações, por demandar e incorporar avanços tecnológicos oriundos de outras áreas . Do ponto de vista social, o uso do Programa Telessaúde pelas equipes da atenção básica, o Ministério da Saúde qualifica as Equipes de Saúde da Família5. Na educação surgiram várias Ligas Estudantis.³-5CONCLUSÃO:O Brasil é um país que  poderá favorecer o desenvolvimento e as aplicações da telemedicina no futuro  próximo  potencializando uma grande expansão da telemedicina no país.

PALAVRAS-CHAVE-Educação Médica,Telemedicina.Saúde.

¹Acadêmico do Curso de Medicina da ULBRA

²Professoras do Curso de Enfermagem da  ULBRA

³Professor Médico do Curso de Medicina da ULBRA

REFERÊNCIAS

1-http://portaltelemedicina.com.br/vantagens-da-telemedicina

2-Sabbatini RME: Capítulo 1: A Telemedicina no Brasil, Evolução e Perspectivas. In: Informática em Saúde, São Bernardo do Campo: Editora Yendis, 2012.

3-http://www.sabbatini.com/renato/papers/Telemedicina_Brasil_Evolucao_Perspectivas.pdf.Acesso 31/102018.

J. M. S. V. Maldonado .Telemedicina; Políticas Públicas; Desenvolvimento Sustentável; Inovação Correspondência Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.Rio de Janeiro, RJ 21041-210, Brasil. http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/informe/site/materia/detalhe/39739.Acesso 30/10/2018

4-Santos,José Manuel. Maldonado . Alexandre. Barbosa Marques.2 Antonio Cruz. Telemedicina: desafios à sua difusão no Brasil .  Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 32 Sup 2. 2016.