Eventos ULBRA, XVII ENCONTRO DA ENFERMAGEM

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INCUBADORA EDUCACIONAL: TENDÊNCIA TECNOLÓGICA PARA EDUCAÇÃO CONTINUADA
Rosecler Souza Vaz, Fátima Farias, Silvia Konig

Última alteração: 06-12-2014

Resumo


INTRODUÇÃO: A Educação Continuada esta cada vez mais evidente nas plataformas das organizações de Saúde inserida em um cenário, como métodos que ampliam a qualificação de seus colaboradores. Nas últimas décadas, o mercado de ensino na saúde expandiu-se consideravelmente. As faculdades e escolas de cursos preparatórios para técnicos de enfermagem acompanharam esta tendência e se tornaram uma fonte interessante de recursos no meio empresarial. Concomitantemente, as instituições de assistência à saúde, especialmente as hospitalares, pressionadas por inovações tecnológicas, da medicina e da indústria farmacêutica passaram a oferecer maiores e melhores alternativas terapêuticas à população. Estes avanços mudaram o perfil epidemiológico dos pacientes, que se tornaram mais exigentes em relação a  qualificação do profissional da saúde. No entanto, a qualidade do ensino na área da enfermagem vai de encontro a essa evolução e inúmeros profissionais são lançados no mercado  sem condições de atender  as atribuições almejadas pelas organizações de saúde. As Instituições prestadoras de serviços em saúde, com isso necessitam complementa esta lacuna através de treinamentos e capacitação continuada em serviço, assegurando uma assistência de excelência ao paciente. Para minimizar o alto risco para a integridade dos indivíduos durante o cuidado de enfermagem a capacitação dos profissionais deve seguir padrões rígidos de qualidade, obedecer às diretrizes de segurança internacional, estar padronizada, ser apresentada ao grupo funcional no seu ingresso na instituição e ter constância. OBJETIVO: Relatar a experiência da implantação do projeto Incubadora Educacional em Unidade de Internação Clínica-cirúrgica Adulto do 7°andar Posto B, do Hospital Universitário ULBRA Mãe de Deus Canoas-RS. Tem por intuito colaborar na capacitação e nivelamento de conhecimentos teóricos, práticos e interação de antigos e novos colaboradores da área Técnico Assistencial da saúde. MATERIAL E MÉTODO: Trata-se de um projeto planejado através de reuniões com Gerência e supervisão de enfermagem, treinamento da Enfermeira responsável pela Incubadora Educacional(I.E), seleção de pessoal, remanejo e reciclagem dos antigos colaboradores do núcleo da I.E. Estão sendo utilizados como recursos físicos: uma sala de aula com ar condicionado, cinco poltronas, quatro cadeiras, quatro mesas e vista panorâmica para frente do hospital tornando o ambiente mais acolhedor. Recursos audiovisuais TV, Datashow, notebook e quadro negro. Revisão e confecção de novos e protocolos, planejamento e elaboração de aulas teóricas e práticas com fundamentação científica. Aplicação de questionários pré-testes, pós-testes, avaliações objetivas com pontuação máxima 05.  Recursos humanos: composta por uma Enfermeira responsável pela Incubadora Educacional, e uma Enfermeira líder (220hs), responsável por cada Unidade de Internação totalizando cinco Enfermeiros responsáveis pelas auditorias e outras demandas. Os grupos de novos colaboradores que ingressam na Instituição passam por todo processo da I. E  após avaliações são liberados para seu setor de origem ou permanecem na incubadora até serem considerados aptos para assumir suas atividades com segurança. RESULTADOS: Consiste na execução do Projeto, seguindo o plano de elaboração e permitindo um melhor atendimento dos Objetivos Institucionais: assistência, ensino e pesquisa. No ano de 2014 entre os meses de Agosto e Novembro, foram capacitados: 19 Enfermeiros, 62 Técnicos de enfermagem, 4 estagiários, 2 secretarias de posto.Todos os profissionais foram acompanhados durante suas atividades assistenciais, conforme procedimentos estabelecidos nos protocolos pela Coordenação do Programa. Desta forma foi possível compreender a realidade na qual o Profissional está inserido, desenvolver competências, habilidades, adquirir novos conhecimentos, ampliar a criatividade e consequentemente incentivar a oportunidades profissionais. Desligamentos: 05 Enfermeiros, 19 Técnicos de Enfermagem, destes somente dois por reprovação e os demais solicitaram por motivos particulares. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esta nova maneira de aprendizado necessita aprofundar e intensificar o estudo acerca de incubadoras Tecnológicas, para que com isso se tornem mais efetivas, possam ser testadas e utilizadas com Segurança e Eficiência. No entanto, fica o desafio que esta ideia seja disseminada e implementada na enfermagem por meio da avaliação e baseado nos resultados da implantação contínua. Permitindo que as pesquisas possam qualificar o método de ensino no intuito de atingir a proposta do projeto.

Palavras-chave


Enfermagem, Educação continuada, Incubadora