Eventos ULBRA, XVIII ENCONTRO DA ENFERMAGEM

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O SIGNIFICADO DO BRINQUEDO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA HOSPITALIZADA: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Letícia de Lima Nunes, Liane Einloft

Última alteração: 10-10-2017

Resumo


INTRODUÇÃO: A hospitalização na vida da criança configura-se como experiência potencialmente traumática, pois a afasta do ambiente familiar, promovendo um confronto com a dor, limitação física, passividade, sentimento de culpa, punição e medo da morte. O processo de hospitalização pode gerar transtornos em todas as fases da vida, mas na infância esses transtornos ficam mais evidentes. A criança pode apresentar manifestações de insatisfação momentânea ou prejuízos que permanecem após a alta hospitalar. Estudos apontam que a equipe de enfermagem pode exercer um papel essencial no que se refere à compreensão da criança acerca da hospitalização. Ações como demonstrar em brinquedos os procedimentos aos quais a criança será submetida ou desenhos autoexplicativos com personagens infantis hospitalizados, diminuem as dúvidas tanto das crianças quanto dos pais. OBJETIVO: Realizar uma revisão bibliográfica sobre a importância da utilização do brinquedo no desenvolvimento da criança hospitalizada. METODOLOGIA: Foi realizada uma revisão bibliográfica da literatura nacional, com busca de artigos publicados de 2006 a 2016, em duas bases de dados: LILACS e SciELO, por meio dos descritores: brinquedo, brinquedo terapêutico, criança hospitalizada e desenvolvimento infantil. Foram classificados em três categorias de discussão: expressões da criança diante da utilização do brinquedo terapêutico; dificuldades, expectativa e adesão ao brinquedo terapêutico na visão da equipe de enfermagem e multiprofissionais e; benefícios do vínculo entre a equipe de enfermagem e multiprofissionais com a criança, por meio do brinquedo terapêutico. RESULTADOS: Os RESULTADOS apontaram melhora no comportamento e diminuição do estresse com o uso do brinquedo terapêutico. A brincadeira mostrou-se como um recurso valioso para a equipe de enfermagem e demais profissionais, pois o brincar permite acessar as necessidades e os sentimentos das crianças. CONCLUSÃO: O estudo evidenciou que o uso do brinquedo terapêutico é relevante para o cuidado humanizado e para a qualidade do crescimento e do desenvolvimento infantil.


Palavras-chave


Brinquedo. Brinquedo terapêutico. Criança hospitalizada. Desenvolvimento infantil.