Eventos ULBRA, 2° ENCONTRO ULBRA DE ALUNOS EXTENSIONISTAS

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PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO DA SAÚDE PARA POPULAÇÃO DAS ESCOLAS DA ULBRA: FONOAUDIOLOGIA NA ESCOLA
Francine Souza Pereira, Djeniffer Santos, Viviane Medeiros Pasqualeto

Última alteração: 15-09-2016

Resumo


Historicamente o ambiente da escola vem se construindo como importante campo de atuação da Fonoaudiologia, no qual o profissional fonoaudiólogo necessita de uma visão generalista e profunda para agir com diferentes demandas, uma vez que é na escola que nos deparamos com todas as áreas de competência fonoaudiológica: comunicação oral e escrita, voz, fala, audição e outros (RIBAS e SERRATO, 2010). A atuação fonoaudiológica na escola é de fundamental importância para prevenção e promoção da saúde fonoaudiológica (MUNHOZ, 2002). Nessa perspectiva, o projeto em questão tem como objetivo detectar alterações e promover informações preventivas relacionadas ao desenvolvimento de linguagem, à aprendizagem, ao desenvolvimento muscular orofacial, às funções estomatognáticas,  à qualidade vocal e respiratória em escolas da rede ULBRA. Os alunos do curso de Fonoaudiologia selecionados a participarem do projeto receberam capacitação teórica e prática sobre atuação fonoaudiológica na escola. As ações fonoaudiológicas são realizadas pelas acadêmicas, sob a supervisão constante da professora, diretamente com alunos e professores de duas escolas, da educação infantil ao quinto ano. As ações são separadas por módulos, contemplando grandes áreas da Fonoaudiologia, como por exemplo: Amigo Nariz – contempla  a função estomatognática de respiração, com informações a respeito da importância do modo respiratório nasal e seus benefícios; Voz Feliz – abrange cuidados com a voz, mau uso e abuso vocal, bem como a importância da voz na comunicação; Língua Esperta – informações a respeito da motricidade orofacial como a adequada postura de lábios e de língua; Orelha Contente – explicações sobre audição e cuidados com a saúde auditiva; Mastigação Legal – esclarecimentos a respeito das funções estomatognáticas de mastigação e deglutição. Os temas são abordados a partir de atividades lúdicas, interpretações teatrais, teatro de fantoches, músicas e vídeos, diretamente com as crianças na sala de vídeo das escolas, cujo espaço é amplo e há recursos audiovisuais. Até o momento o projeto já beneficiou 332 alunos com ações preventivas e 130 crianças com triagem fonoaudiologia.

Palavras chaves: fonoaudiologia, escola, prevenção.

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