Eventos ULBRA, 2° ENCONTRO ULBRA DE ALUNOS EXTENSIONISTAS

Tamanho da fonte: 
A Equoterapia como tratamento dos distúrbios neuropsicomotores
Ludmila Guterres Campos, Paula Oliveira da Costa

Última alteração: 17-06-2016

Resumo


A Equoterapia é um método terapêutico, complementar e interdisciplinar que utiliza o cavalo, dentro de uma abordagem nas áreas de educação, saúde e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência e/ou necessidades especiais.

O Programa de Equoterapia teve início em agosto de 2005, fruto da parceria entre os cursos de Fisioterapia e Psicologia da ULBRA e o 13ºGAC, Grupo de Artilharia e combate do exercito de Cachoeira do Sul.

O objetivo do projeto é oferecer atendimento de Equoterapia à crianças portadoras de necessidades especiais, ao mesmo tempo que busca desenvolver nos alunos  uma consciência de solidariedade e responsabilidade social.

Desde a sua implantação, semestralmente, participam em torno de 8 alunos supervisionados pela professora Ludmila Campos, que prestam atendimento a  12  crianças, totalizando em média 48 atendimentos mensais. São beneficiários deste programa, crianças matriculadas na APAE.

O projeto de equoterapia tornou-se um diferencial no curso de fisioterapia, pois os alunos participantes adquirem conhecimento e experiência em uma área de trabalho ainda pouco explorada, abrindo assim uma perspectiva dentro de um mercado de trabalho em expansão.

Muitos trabalhos científicos estão sendo realizados utilizando os recursos, amostras e dependências da equoterapia, tornando este espaço um alicerce aos pilares do ensino pesquisa e extensão.

Durante este período muitos eventos foram promovidos pela equipe como jantares beneficentes, desfiles em datas comemorativas, palestras, pedágios, apresentações do exército, viagens de aprimoramento... que sempre contaram com o apoio e patrocínio de entidades públicas e privadas que acreditam e reconhecem  o destaque deste  trabalho dentro da comunidade.

Uma das grandes conquistas nos últimos anos foi a construção do picadeiro coberto, que possibilita a regularidade dos atendimentos, independente das condições climáticas que antes dificultavam a prática.

Com este programa, possibilitamos aos alunos espaços de trabalho profícuos para a aprendizagem e aproximação dos desafios propostos pela nossa sociedade, aliando desenvolvimento científico e a prestação de serviço.

Palavras chave: Fisioterapia; Equoterapia, Cinesioterapia


Texto completo: PDF