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Temática Indígena na Escola: Implicações Pedagógicas Frente à Implementação da Lei 11.645/2008
Dilan Kuntzler Magnus

Última alteração: 15-09-2015

Resumo


Este artigo surge como parte integrante da pesquisa “Temática Indígena na Escola: Implicações Pedagógicas Frente à Implementação da Lei 11.645/2008”. Nesta etapa, investiga-se o posicionamento de professores do Ensino Fundamental e Médio frente às exigências da lei para a abordagem da história da cultura indígena e as formas como esta temática tem sido inserida nos currículos da Educação Básica. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com vinte professores de três escolas – sendo uma da rede municipal de Porto Alegre/RS, uma da rede estadual do Rio Grande do Sul e outra da rede privada. A pesquisa permitiu mapear práticas mais comuns que têm sido adotadas para a abordagem da temática indígena e fontes de pesquisa utilizadas nas escolas de Educação Básica, bem como os impactos, desafios e perspectivas traçadas nestes espaços. Observou-se que a maioria dos professores utilizam metodologias variadas e diferentes materiais, buscado escapar a uma abordagem pontual, na data comemorativa do Dia do Índio, e tem optado por desenvolver projetos de pesquisa interdisciplinares, promovendo visitas às aldeias da região, ou trazendo indígenas para o espaço da escola.

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