Eventos ULBRA, 1° Encontro ULBRA de Bolsistas CNPq e FAPERGS

Tamanho da fonte: 
POESIA DIGITAL: ANÁLISE DOS RESULTADOS DE UMA PRÁTICA DOCENTE EM ESCOLA PÚBLICA
Aline Lupak, Edgar Roberto Kirchof

Última alteração: 15-09-2015

Resumo


A presente pesquisa está integrada ao projeto “A recepção da literatura digital: leitura e interpretação de textos literários no computador”, cujo objetivo geral é investigar os processos de negociação quanto à recepção da literatura digital por parte de alunos do ensino fundamental e médio. O objetivo específico da pesquisa é analisar as transcrições das aulas gravadas e as atividades realizadas na Estadual José Gomes de Vasconcelos Jardim, localizada no município de Canoas, a partir da interação com a poesia impressa e a poesia digital presente no site do poeta Augusto de Campos. A metodologia empregada consiste em: pesquisa bibliográfica sobre Estudos Culturais e sobre literatura digital (com ênfase em poesia digital); elaboração de uma atividade didática com poesia digital; planejamento e realização de aulas; gravação das aulas ministradas; entrevistas com os alunos; transcrição das gravações; análise do corpus. Os resultados preliminares obtidos através das análises permitem concluir que: a) os alunos apesar de não familiarizados com as obras de poesia concreta, visual e digital, apreciaram a leitura dos mesmos, dando preferência a forma impressa das obras; b) ao serem instigados à análise dos poemas os alunos apresentaram diferentes interpretações das obras, relacionadas geralmente a realidade de cada um e não exatamente a proposta estética e literária dos autores; Até o momento, é possível concluir que: a) os jovens não costumam se valer da internet ou outros meios para pesquisa e apreciação de obras literárias; b) a turma demonstrou dificuldades no uso de programas de computador para produzirem suas obras; c) as análises dos alunos tanto estética quanto simbolicamente geraram diferentes interpretações abrindo espaço para variadas leituras de uma mesma obra de poesia visual.


Palavras-chave


Ensino Médio, hiperleitura, poesia digital

Texto completo: Pôster  |  PDF