Eventos ULBRA, 2° ENCONTRO ULBRA DE BOLSISTAS CNPQ E FAPERGS

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PEDAGOGIAS DA IMPRENSA NEGRA: CONSTRUINDO CIDADÃOS NEGROS CIVILIZADOS E HIGIÊNICOS NO JORNAL O EXEMPLO (1916-1918)
Jéssica Lein Duarte, Maria Angélica Zubaran

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 218
Data: 21-06-2016 14:00 – 14:15
Última alteração: 13-06-2016

Resumo


Estudos sobre a imprensa negra no Brasil têm destacado a importância dos periódicos produzidos por afro-brasileiros nas pesquisas sobre a educação de negros (as). Neste sentido, a importância desta pesquisa refere-se ao levantamento sobre os sentidos e significados atribuídos a educação, entre os anos de 1916 a 1918. A relevância deste estudo está relacionada às demandas educacionais do tempo presente, tanto no que se refere às Leis n° 10.639/2003 e 11.645/2008 quanto às Diretrizes Curriculares para o Ensino das Relações Étnico-Raciais (2004), que incentivam o estudo da cultura e da história afro-brasileira e Africana. O objetivo central desta pesquisa é mapear e problematizar os discursos e representações mais recorrentes empreendidas pelas lideranças negras do jornal O Exemplo na coluna “Da Educação”. Em termos teórico-metodológicos, num primeiro momento, levantamos os temas tratados na coluna “Da Educação”, no período selecionado. Em um segundo momento, analisamos como os redatores afro-brasileiros construíram suas narrativas sobre educação nesta coluna. Entre os resultados parciais da pesquisa foi possível observar-se a presença de um discurso prescritivo associado ao discurso da civilidade e ao discurso higienista. Na série de artigos sob o título “ Da Educação”, mapeamos temas variados, tais como: família, fórmulas de tratamento, dos cumprimentos, nos bailes, dos banquetes ou jantares e cerimônias e da correspondência epistolar.


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