Eventos ULBRA, 3° ENCONTRO ULBRA DE BOLSISTAS CNPQ E FAPERGS

Tamanho da fonte: 
ESTUDOS CULTURAIS DA CIÊNCIA E EDUCAÇÃO – TECNOLOGIA, AMBIENTE E ESTUDOS SOBRE O CORPO, ETAPA 3
Halana Mendonça Santos, Maria Lúcia Casagna Wortmann

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 218
Data: 21-06-2017 14:00 – 14:15
Última alteração: 09-06-2017

Resumo


Este é um recorde de uma investigação de caráter exploratório/descritivo, intitulada Estudos Culturais da Ciência: Educação, Tecnologia, Ambiente e Corpo, realizada junto ao grupo de pesquisa Cultura e Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da ULBRA, Canoas. O estudo objetiva levantar direcionamentos imprimidos ao campo dos Estudos Culturais da Ciência (Rouse, 1997), tendo-se centrado a busca nesta 3ª etapa da pesquisa, nos estudos conduzidos por Bruno Latour, Joseph Rouse, e David Hess em língua inglesa. Procedeu-se a tradução de alguns destes estudos, sendo esses: dois artigos de David J. Hess, dois textos do filósofo Joseph Rouse e  um artigo do antropólogo e filósofo Bruno Latour, que foi alvo de discussão em um evento da Universidade, a ExpoUlbra. Ao longo do estudo foram identificadas 61 obras de David J. Hess, 46 de bruno Latour e 12 de Joseph Rouse. Até aqui, foram também identificados  64 estudos de outros autores que centram suas relativas nos Estudos Culturais da Ciência, totalizando assim, 183 produções encontradas em língua estrangeira. Centramos nossa atenção, nesta etapa, nos estudos de Rouse (a quem se atribui a denominação do campo Estudos Culturais da Ciência, em 1997) e nas investigações de Hess, decorrendo esta opção da inexistência de traduções de seus textos para a língua portuguesa. Já a escolha de Latour, resultou da importância atribuída a seus Estudos de Ciência tanto pelos praticantes de ECC, quanto por autores que atuam em um campo conhecido como Antropologia da Ciência.  Buscou-se também indicar autores latino-americanos que atuem em campos aproximados aos Estudos Culturais e aos  Estudos Sociais da Ciência e da Tecnologia.

Texto completo: PDF  |  Pôster