Eventos ULBRA, 3° ENCONTRO ULBRA DE BOLSISTAS CNPQ E FAPERGS

Tamanho da fonte: 
O USO DAS TECNOLOGIAS PARA O ESTUDO DAS FUNÇÕES
Jonathas Ieggli da Silva, Ursula Tatiana Timm, Claudia Lisete de Oliveira Groenwald

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 243
Data: 21-06-2017 15:15 – 15:30
Última alteração: 09-06-2017

Resumo


O presente trabalho está vinculado ao projeto de pesquisa “Inovando o Currículo de Matemática Através da Incorporação das Tecnologias da Informação e Comunicação”, que tem por objetivo a apresentação de propostas diferenciadas no desenvolvimento dos conteúdos de Matemática, principalmente com o uso de tecnologias que já fazem parte do dia a dia dos estudantes, visando proporcionar aos mesmos, a construção do conhecimento através da observação na manipulação de softwares. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi a investigação do software GeoGebra, como um recurso tecnológico para o professor. Buscou-se investigar atividades didáticas que utilizem esse recurso no processo de ensino e aprendizagem das funções, mais especificamente à compreensão do comportamento das curvas que representam as funções. Nas atividades propostas, os estudantes devem utilizar o software para analisar famílias de funções e estabelecer relações entre as representações gráficas e algébricas destas famílias.  Foram organizadas atividades para a compreensão das funções de 1º e 2º graus, exponencial, logarítmica, valor absoluto, seno e cosseno. Acredita-se que o uso de tecnologias informáticas em sala de aula torna o ambiente propício para a aprendizagem, colocando o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem.

Texto completo: PDF  |  Pôster