Eventos ULBRA, 3° ENCONTRO ULBRA DE BOLSISTAS CNPQ E FAPERGS

Tamanho da fonte: 
Educação na Revista Veja
Deborah Gonzalez, Karla Saraiva

Prédio: Prédio 14
Sala: Sala 218
Data: 21-06-2017 14:45 – 15:00
Última alteração: 09-06-2017

Resumo


O presente trabalho mapeiae analisa os enunciados postos em circulação pela revista Veja na seção Educação, entre 1968 e 1978. A empiria fora analisada conforme os conceitos de governamentalidade autoritária, biopolítica e norma, como pensados por Michel Foucault e OlenaFymiar. As análises demonstram preocupação da revista em veiculara precariedade e ineficiência do sistema escolar brasileiro, o grande número de analfabetos que surgem devido à pobreza e desnutrição, bem como a necessidade de uma educação em conformidade com o projeto de progresso que se manifestou nesse período. A ação biopolítica do Estado deu-se através da educação, orientada para a formação de uma classe de trabalhadores qualificados para atender às demandas desenvolvimentistas. Considerando que a ditadura civil-militar brasileira intensificou mecanismos de controle coercitivos e autoritáritários, cabe ressaltar que os enunciados analisados trouxeram narrativas acerca de outros métodos pedagógicos considerados modernos, ou seja, sob a rubrica contra disciplinar. O analfabetismo figura nas páginas da seção como um dos flagelos da educação brasileira, sendo sua causa a pobreza e a desnutrição. Os professores, por sua vez, são narrados conforme sua importância no processo educativo, como agentes fundamentais para uma boa educação. No entanto, as condições precárias de trabalho e os baixos salários são postos pela revista como dificultadores da ação docente.


Texto completo: PDF  |  Pôster